Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quixaba investe R$ 15 mil/mês com abastecimento via carro-pipa

 
 
Vivendo uma das piores secas dos últimos anos, o município de Quixaba-PB, localizado na microrregião de Patos-PB, vem penando para fazer chegar às comunidades rurais água potável para saciar a sede das famílias do campo. Os gastos com carro-pipa chegam a R$ 15 mil por mês. As principais receitas são provenientes das transferências de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), com isso outras ações deixam de ser implementadas em favor população. 

São 365 cisternas abastecidas por quatro carros-pipas, sendo um do patrimônio público municipal, outro locado e mais dois que recebem por viagens de abastecimento. Outros dois carros-pipas foram locados pelo Exército, mas abastecem apenas 31 cisternas. O sistema de cadastramento feito pelo Exército chegou a assustar a boa parte da comunidade rural, segundo o prefeito Julio Cesar, devido a burocracia, em que a família é obrigada a apresentar informações sobre quem recebeu a água, como é feito o consumo, dentre outras. 

Quixaba consta na relação dos municípios que vivem a situação de emergência decorrente da estiagem que castiga o semi-árido paraibano. Já fez sua Avadan – Avaliação de Danos causados pela seca. Só que para a defesa Civil da Paraíba enviar as informações para o Governo Federal, aguarda que os demais municípios que vivem mesma situação apresentem relatório dos prejuízos acumulados para fechar a homologação.

“Estamos bastante preocupados com a burocracia. Os problemas vão se agravando sem que tenhamos políticas concretas emergenciais para o socorro às famílias do campo, que vivem situação desesperadora”, comentou o prefeito Júlio Cesar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog