Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 15 de maio de 2012

Santa Luzia realizará seu São João, mesmo em situação de emergência


Ademir Morais - Foto: arquivo pbnoticias - Marcos Eugênio)
Marcos Eugênio

Em entrevista ao pbnoticias, o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais (DEM), garantiu que o São João de sua cidade, que este ano comemora 70 anos, considerado o mais tradicional da Paraíba, acontecerá normalmente. Questionado sobre a situação de emergência que vive o município decorrente da seca, frisou que isso não irá atrapalhar, informando que apenas 8% da população vivem na zona rural, famílias que estão sendo cadastradas pelo município para ser beneficiadas com novos serviços.

“A festa acontecerá porque o povo quer. Seriam oito dias de São João, reduzimos para cinco e mesmo assim a população não gostou da mudança. A seca não atrapalhará essa manifestação cultural de 70 anos em nosso município”, diz Ademir. Ele frisou que cancelou da programação a vinda de três atrações: Capilé, Gatinha Manhosa e Cavalo de Pau, gerando uma economia de R$ 120 mil.

Santa Luzia não receberá recursos federais para o evento, segundo Ademir. Os recursos serão provenientes do próprio município e da iniciativa privada, que está sendo convidada a associar sua imagem ao mais antigo São João de rua do Estado, que acontecerá de 20 a 24 de junho. Ano passado o evento junino de Santa Luzia não recebeu verbas federais e nem estaduais, mesmo assim foi bastante elogiado pelos forrozeiros.

Sobre a estiagem, que atitude a administração municipal vem tomando, disse que 14 poços artesianos passaram por limpeza e que todas as famílias da zona rural estão sendo cadastradas para receber água potável, própria para consumo humano, que será distribuída, não em carro-pipa, mas em reservatórios totalmente higienizados. “Temos a preocupação com a saúde dessas famílias. Não adianta apenas oferecer água, é preciso que ela seja apropriada para matar a sede”, enfatizou o prefeito de santa Luzia, acrescentando que água para consumo animal e para as necessidades do lar será distribuída via carro-pipa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog