Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de maio de 2012

Semana Brasileira de enfermagem

Ankilma do Nascimento Andrade* 

A exemplo dos anos anteriores, acontecerá em todo o país, de 12 a 20 de maio, numa promoção da Associação Brasileira de Enfermagem/ABEN, por meio de suas seções nacional e regionais, a 73ª Semana Brasileira de Enfermagem/SBEN que, neste ano, terá como tema central “Associação Brasileira de Enfermagem: 85 anos de compromisso social, participação e luta”.

Como pode ser visto, o assunto é justo e pertinente, uma vez tratar-se de uma homenagem a uma entidade de classe que existe há quase um século. É sem dúvida uma atitude respeitosa e meritória aos que fizeram, fazem e farão a ABEN. É uma consagração de grandeza que as categorias de Enfermagem prestarão a essa entidade que, mesmo enfrentando algumas vezes sérias dificuldades, deu exemplo de fortaleza e de superação, pois resistiu permanecendo viva e promovendo grandes feitos em favor da Enfermagem e do Povo brasileiro.

Aliás, tudo nessa vida tem um significado, sendo para isso somente necessário que procuremos enxergar. Posto em 1927, na iniciação das atividades da ABEN, certamente o tema da campanha deste ano talvez não tivesse muita relevância. Era o começo de uma associação que buscava espaço para construção da história de uma profissão que se desafiava a avançar e evoluir no seu conceito no âmbito científico, social, cultural e econômico – e especificamente no mercado de trabalho e na academia.

Já agora, em 2012, com certeza, falar dos compromissos sociais, das participações e das lutas da ABEN reveste-se de outros significados. Daí porque aplaudimos a equipe que inteligentemente escolheu para debates os eixos temáticos “Origem da ABEn e o protagonismo na criação de outras  organizações da Enfermagem; Políticas para o desenvolvimento da Educação, Assistência e Ciência de Enfermagem; e  Retrospectiva e perspectivas de articulação com os movimentos sociais”. Um debate que, bem conduzido, proporcionará saudáveis reflexões para os trabalhadores e estudantes de Enfermagem tanto no campo da história e da ética, quanto no das políticas sociais e da docência assistencial.

 Conclusão: são 85 anos de uma instituição cujo repertório histórico abrange, além de enfrentamentos e lutas políticas em defesa da Enfermagem nacional, outros fatos como, a publicação da octogenária Revista Brasileira de Enfermagem, os 73 anos da Comissão de Educação, os 65 anos do Congresso Brasileiro de Enfermagem e os 40 anos do Centro de Ensino e Pesquisa da Enfermagem. Portanto, vale a pena investir nesse evento, pois são poucas as associações brasileiras que fazem Bodas de girassol.

*Ankilma ado Nascimento Andrade - Auditora em Saúde. Mestra em Enfermagem. 
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog