Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cerca de 5 toneladas de lixo eletrônico devem ser arrecadadas neste sábado em JP e CG

infoescola.com
Evento Mutirão de Lixo Eletrônico será realizado no Busto de Tamandaré e no Parque da Criança, das 8h às 16h

Cerca de cinco toneladas de resíduos eletrônicos devem ser coletadas durante a segunda edição do Mutirão de Lixo Eletrônico, que será realizado neste sábado (2) no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, e no Parque da Criança, em Campina Grande. A iniciativa vai receber equipamentos de informática e periféricos - que já não têm mais utilidade -, como monitores, teclados, mouses, CPU, notebooks, celulares e baterias que terão peças e componentes destinados para o reuso e reciclagem.

O descarte de resíduos eletrônicos é uma preocupação em todo o mundo, já que a maioria dos produtos tem na sua composição metais pesados e outros elementos químicos altamente contaminantes, que podem poluir o solo e lençóis freáticos. Dados do relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado em 2010, revelam que o Brasil  ocupa a liderança entre as nações emergentes na geração de lixo eletrônico per capita, isto é, por habitante, a cada ano.

Para se ter uma ideia do volume de resíduo eletrônico produzido no país, o relatório da ONU ainda aponta que, por ano, um brasileiro descarta 0,5 quilo deste tipo de lixo. Na China, que tem uma população muito maior, a taxa por pessoa é 0,23 quilo e, na Índia, ainda mais baixa (0,1 quilo).

O que muita gente não sabe é que boa parte dos componentes de equipamentos de informática e periféricos podem voltar para o mercado se forem descartados corretamente. “Todos os equipamentos coletados passaram por um processo de descaracterização e segregação. Em seguida, os componentes têm destinação ambientalmente correta para empresas especializadas e certificadas em reciclagem e manufatura reversa”, explicou o empresário Flávio Costa, da RCTEC, empresa responsável pelo Mutirão.

De acordo com a gestora do projeto do Sebrae Paraíba, Farol Digital, Danyele Raposo, ações como esta são importantes para mobilizar as pessoas para tomar atitudes relacionadas à sustentabilidade. “O Farol Digital apoia esta iniciativa no sentido de fazer com que a população assuma posturas conscientes e responsáveis sobre os resíduos tecnológicos, adote ações concretas para evitar a contaminação do solo, das águas e do ar com metais pesados, plásticos e outros resíduos do lixo eletrônico."

Contando com a parceria do Sebrae Paraíba, o Mutirão de Lixo Eletrônico é uma iniciativa da  RCTEC Resíduos, TV Cabo Branco e Escola Técnica Redentorista e com apoios da Qualitech Informática, Codata, Prefeitura de João Pessoa e da TV Paraíba.  O evento será realizado das 8h às 16h em João Pessoa e Campina Grande.  Durante os mutirões, serão realizadas ainda oficinas de recondicionamento de computadores, distribuição de mudas e brindes, além de orientações sobre hábitos sustentáveis. 

SEBRAE PARAÍBA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog