Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 5 de junho de 2012

Maternidade Peregrino Filho abre UTIs Materna e a Neonatal nesta segunda


Um novo modelo de assistência à saúde passa a ser oferecido na Maternidade peregrino Filho de Patos a partir desta segunda-feira, dia 04, com a inauguração da UTI Materna, importante conquista para a população de Patos e região, abrangendo 90 municípios sertanejos. São equipamentos e profissionais que possibilitarão redução da mortalidade infantil e materna e garantia de maior qualidade e segurança no atendimento às mulheres em estágio de gestação e parto de risco.
A Maternidade, que trabalhará com custeio de R$ 27 milhões por ano, segundo o governador Ricardo Coutinho, já selecionou e capacitou os profissionais que vão fazer o atendimento 24h da UTI.
A outra UTI, a neonatal, passa pelo processo de capacitação dos profissionais para também ser inaugurada. Inserido no serviço de neonatologia, o atendimento na UTI neonatal geralmente causa mudança de ordem psicossocial em toda a família do recém-nascido, por alterar a rotina como trabalho, escola, especialmente da mãe, que precisa dedicar tempo quase que integral no acompanhamento do filho. Ao dar a luz o laço que une mãe e filho é muito forte e nessa separação pelas circunstâncias de complicação no parto, isso causa insegurança, medo, angústia. A Peregrino Filho possui psicólogos, assistentes sociais, equipe de enfermagem que fazem o acompanhamento, orientam, dão maior segurança e conforto nessas situações de extrema sensibilidade.
A Maternidade de Patos, geograficamente e por todos os investimentos recebidos, sendo um dos centros mais modernos do Sertão nordestino, hoje ocupa é uma unidade de saúde estratégica para o programa federal Rede Cegonha, que visa melhorar a atenção à mulher, desde o pré-natal ao acompanhamento de seu filho de até 24 meses. Será construído em anexo a Peregrino Filho um centro de parto normal, dentro dessa rede de ampliação da rede de obstetrícia.
A diretora da Maternidade, Sílvia Ximenes, destacou que a abertura das UTIs é uma grande conquista, como também a implantação de serviço de mamografia, que dará grande suporte ao trabalho preventivo ao câncer de mama.  Para que esse serviço seja definitivamente ativado resta apenas a chegada dos filmes. Todos  os protocolos de segurança, técnica foram seguidos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog