Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Poluição sonora afeta o organismo humano de forma direta e indireta

O prejuízo que o excesso de barulho no ambiente de trabalho causa para a audição do profissional é bastante estudado pela saúde pública. No âmbito hospitalar, essa questão já foi muito analisada, principalmente com relação às salas de operação. O artigo “Exposição ocupacional a poluição sonora em anestesiologia” buscou descrever como esses ruídos afetam a saúde auditiva dos anestesistas. A pesquisa foi publicada em abril desse ano na Revista Brasileira de Anestesiologia e foi escrita por Carlos Rogério Degrandi Oliveira, corresponsável pelo CET da Santa Casa de Santos, e pelo anestesiologista Gilberto Walter Nogueira Arenas.

De acordo com o artigo, poluição sonora é “a emissão de ruídos indesejáveis de forma continuada e em desrespeito aos níveis legais que, dentro de um determinado período de tempo, ameaçam a saúde humana e o bem-estar da coletividade”. Os barulhos abusivos têm sofrido um aumento nos últimos tempos e isso pode ser percebido também dentro do ambiente hospitalar.

Apesar das salas de operação serem lugares, originalmente, silenciosos, nota-se uma produção de ruídos de alta e média intensidade. Os autores explicam que esses sons são oriundos de vários movimentos de vibração com diferentes frequências. A poluição sonora no ambiente cirúrgico é causa por vários fatos como a presença de muitos equipamentos com motores. “Esses podem ser descritos como sinais acústicos aperiódicos, os quais não apresentam relação entre si”, afirmam no artigo.

A presença de barulho pode afetar a memória em curto prazo e causar desatenção, além de ter efeitos fisiológicos e psicológicos. Segundo Carlos Rogério e Gilberto Walter, “tarefas que exigem alto grau de atenção, como o ato anestésico, são profundamente afetadas pelos ruídos”. Os sons derivados das salas de operações não causam surdez, contudo são responsáveis por um nível considerável de estresse.

Como o risco à exposição excessiva de ruídos só traz prejuízos para a audição, muitas pessoas não dão a devida atenção para esse problema e menosprezam suas consequências. Contudo, a poluição sonora pode causar transtornos do sono, problemas endocrinológicos e neurológicos que se associam ao desenvolvimento de outras doenças. “É importante alertar a sociedade, especialmente os profissionais da saúde e áreas afins, sobre os efeitos prejudiciais decorrentes da poluição sonora. Tais efeitos podem ser atenuados com elaboração de programas educativos e de medidas preventivas para a fiscalização dos níveis de ruído ambiental”, concluem os especialistas.


Agência notícias

Nenhum comentário:

Arquivo do blog