Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de junho de 2012

São José de Espinharas é pré-selecionado para projeto de Cidades Digitais

Foto:Glauber Alves

O Ministério das Comunicações divulgou a lista dos municípios habilitados para a concorrência no projeto-piloto para implantação de Cidades Digitais. 
Das 263 cidades que enviaram propostas, 192 foram escolhidos e participarão da segunda etapa do processo de seleção.A região Nordeste, com 105 cidades habilitadas, foi a que mais enviou projetos. 
São José de Espinharas está na lista dos municípios pré-selecionados pelo Governo Federal, apresentando através da gestão municipal projeto que visa contemplar as principais ruas do município com acesso livre a internet para a população de acordo com o serviço ofertado pelo programa do governo, que prevê também a informatização de todos os equipamentos públicos e fornecimento de quatro aplicativos para as áreas de saúde, educação, finanças e tributária.

A parceria entre Ministério das Comunicações e o município já existe desde 2008 através do Gesac, Programa Federal responsável pelo fornecimento de sinal de internet ao Programa Telecentro Comunitário. Para o atual coordenador do Programa de Inclusão Digital do município, o designer gráfico Glauber Alves, este projeto das Cidades Digitais seria de grande importância para o processo de expansão de novas tecnologias para a população espinharense. “É preciso cada vez mais buscar melhorias nesse segmento de inclusão digital, a exemplo do ex-coordenador, Cláudio Barreto Filho, que firmou parceria com Gesac para o fornecimento de internet para unidades de ensino do município. Estamos tentando, enquanto gestão, ampliar a rede de comunicação entre população e o mundo virtual através do fornecimento de internet gratuita”, comentou Glauber Alves.

Os critérios de preferência, segundo o edital para implantação de Cidades Digitais são municípios com até 50 mil habitantes; cidades das regiões Norte e Nordeste, municípios com menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e com menor densidade domiciliar de acesso à banda larga. Outros quesitos para classificação será a indicação de equipe de servidores públicos permanente para o treinamento e gerenciamento do projeto.


Ascom com informações da Agência Minicom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog