Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de junho de 2012

SES debate ações desenvolvidas pelo Cerest Patos

 
 

O Núcleo de Promoção e Articulação Intra-Setorial da SES – Secretaria de Estado da Saúde, por meio de Laerge Cerqueira, se fez representar na cidade de Patos nesta quarta-feira 06 para, juntamente com as apoiadoras da 6ª Gerência de Saúde e Agevisa regional, discutir as ações desenvolvidas pelo Cerest - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, de Patos.

Técnicas do município fizeram uma exposição da política adotada pelo Cerest Regional, de que forma vem atuando, que serviços são oferecidos ao trabalhador e deficiências divididas com outras entidades, a exemplo dos hospitais, na questão de falta de notificação precisa dos acidentes de trabalho, principalmente os que envolvem menores, onde só na Paraíba existem, segundo Laerge, cerca de 70 mil vivendo mercado de trabalho, muitas das atividades insalubres.

Kerlany Béwily, da Secretaria Municipal de Saúde, fez ampla exposição sobre o formato funcional, especialidades oferecidas pelo Cerest Patos. Problemas como falhas de conhecimento sobre a lista de doenças ou agravos relacionados ao trabalho, de notificação nos hospitais em relação aos acidentes, a exploração do trabalho infantil foram pontos bem discutidos. Um dos objetivos dessa reunião foi conhecer o relacionamento do Cerest Regional Patos com os outros municípios circunvizinhos e ampliar a pactuação para que os serviços cheguem a um número cada vez maior de trabalhadores, melhorando a qualidade da saúde destes. 

Mês passado houve, no auditório da 6ª GRS, reunião semelhante, com intuito de conhecer  a estrutura das regionais que compõem a macro Patos e abrindo o canal para o evento de hoje, e assim permitir o fortalecimento da política de assistência ao trabalhador junto ao Cerest Patos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog