Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Centro de Saúde do Catolé implanta Triagem Neonatal e passa a realizar Testes do Pezinho e do Olhinho

 
O Centro de Saúde do Catolé implantou a Triagem Neonatal e desde o mês passado está realizando nos recém-nascidos os Testes do Pezinho e do Olhinho e em breve, estará realizando também o Teste da Orelhinha. Os exames já são realizados no ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), mas estão sendo feitos também no Centro de Saúde, ampliando o acesso da população aos serviços e com mais comodidade, principalmente para as mães que residem nas proximidades do bairro do Catolé.

A Triagem Neonatal, dos quais estes exames fazem parte, tem por objetivo a detecção precoce de alterações genéticas, metabólicas e infecciosas auditivas e visuais em recém-nascidos evitando seqüelas graves durante o desenvolvimento da criança. No Centro de Saúde, a equipe é formada por pediatras, enfermeira, fonoaudióloga e técnicas de enfermagem.

Pela manhã, das 7h às 11h, o Teste do Pezinho está sendo realizado no Centro de Saúde do Catolé, de segunda a sexta-feira e o Teste do Olhinho, às quartas-feiras. À tarde, das 13h às 17h, o Teste do Pezinho é realizado também de segunda a sexta-feira e o Teste do Olhinho, todas as sextas-feiras.

TESTE DO PEZINHO – O Teste do Pezinho detecta doenças congênitas como, fenilcetonúria, hipotireoidismo, anemia falciforme e fibrose cística, que somente apresentam sinais nos primeiros meses de vida e, em alguns casos, podem levar a um retardo mental. O exame deve ser feito entre o terceiro dia de vida ou, no mais tardar, até o 28º dia após o nascimento. No caso de alguma doença ser diagnosticada, o bebê precisa passar por outros exames confirmatórios e passa a ter um acompanhamento médico.

TESTE DO OLHINHO – O Teste do Olhinho é um exame que deve ser realizado na primeira semana de vida e pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível. O exame é indolor e rápido, feito entre dois e três minutos, com uma fonte de luz saindo de um aparelho chamado oftalmoscópio, semelhante a uma “lanterninha”, onde a pediatra observa o reflexo das pupilas do recém-nascido.

Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo e quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo. O Teste do Olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog