Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 10 de julho de 2012

CIR reúne município para que apresentem demandas de cirurgias eletivas

A CIR – Comissão Intergestor Regional Patos reúne nesta quinta-feira 12 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, secretários de saúde de todos os municípios de sua jurisdição para discutir a ampliação do aceso dos usuários do SUS às cirurgias eletivas. A Paraíba está sendo contemplada com recursos federais (Ministério da Saúde) da ordem de R$ 12,5 milhões para serem usados em 2012/2013 com eletivas.

Na manhã desta terça-feira 10 o gerente regional de saúde, José Leudo, se reuniu com Márcia Lucia de Sousa, presidente da CIR Patos e com Ana de Jesus, do GTI – Grupo de Trabalho Integrado para discutir a estruturação da rede de serviços regionalizada e hierarquizada, para definir a programação a ser trabalhada na reunião desta quinta-feira e orientar os gestores para que tragam para o encontro suas demandas de eletivas. O Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas proposto pela SES – Secretaria de Estado da Saúde prevê o uso regionalizado dos recursos transferidos pelo governo federal. Cada região da Paraíba formalizará sua demanda.

A Portaria nº 1.340 está na pauta da reunião. Ela define a estratégia que aumenta o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos, como os de catarata, ortopédicos, de urologia, oftalmologia, vascular, otorrinolaringologia, de média complexidade. Tabela de valores dos procedimentos cirúrgicos, AIHs também fazem parte do teor da referida portaria. 

Ano passado foram realizadas 23.084 cirurgias eletivas na Paraíba. A União fez o repasse de R$ 4 milhões em 2011. Este ano o Estado receberá o triplo desse valor. A meta é reduzir ao máximo a demanda por cirurgias nos hospitais geridos pelo SUS.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog