Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de julho de 2012

Maria José Limeira: a doce jornalista democrática

Inácio A. Torres

Começamos a escrever para jornais ainda muito jovem. Em seguida, apaixonamo-nos pelas ciências da saúde e da vida e tornamo-nos um aprendiz constante dessa área do conhecimento. Graças às amizades no âmbito jornalístico conhecemos Maria José Limeira no final dos anos setenta. Agora, quando soubemos da sua morte, entristecemos e choramos. E quem não chora pela morte de um ente querido?! Essencialmente, quando se trata de uma escritora, uma jornalista, uma pessoa amiga e muita de luz. Uma mulher simples, inteligente e corajosa. 

Quando a conhecemos ela editava o Jornal O Momento, um semanário paraibano de grande sucesso com linha editorial independente e comprometida com a verdade dos fatos.

Pois bem. Ela havia lido em algum lugar um texto nosso intitulado “Favela papelão: pobreza e promiscuidade” e convidou-me para colaborar no referido semanário. Saúde seria o título da coluna, dado por ela mesma. Aceitamos e durante mais de dois anos construímos esse trabalho no qual muito aprendemos e ensinamos.

Como já morávamos em Cajazeiras, enviávamos a matéria através do correio ou da empresa Transparaíba. Essa distância impossibilitava-nos de participar de reuniões e encontros com outros membros do jornal, como Jório Machado (fundador do Jornal), Nonato Guedes (Comentarista político), João Manoel de Carvalho, a própria Zezé Limeira, como era carinhosamente chamada e outros. Aqui, em Cajazeiras, a distribuição de O Momento era feita por Arnaldo Lima.

Mais tarde, editora do Correio da Paraíba, Maria José sempre que nos solicitava artigos educativos sobre saúde, a atendíamos de imediato. Por ela sempre nutrimos grande respeito e admiração. Também pudera, quem pode deixar de admirar um pessoa que não se colocava acima dos outros, que tinha a coragem e dignidade de olhar nos olhos do outro e dizer a verdade ainda que dolorosa ou, se necessário, sabia pedir desculpas por alguma falha cometida. Era – conforme ela mesma - “uma escritora e uma doce jornalista democrática de João Pessoa”.

Maria José Limeira foi uma pessoense que teve seus estudos interrompidos em 1964 - cursava Filosofia Pura na UFPB – quando foi presa pelas forças da repressão, no Quartel do 15RI. Indignada pelas injustiças sofridas, abandonou os estudos e exercitou autoexilo em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nesse período conviveu com os escritores Assis Brasil, José Edson Gomes, Vinícius de Morais e Aguinaldo Silva. Nos anos setenta, de volta a Paraíba, ingressou no jornalismo, iniciando como repórter e posteriormente ocupando cargos de direção em O Momento, Correio da Paraíba e outros.

Dela guardo com carinho os livros “As portas da cidade ameaçada; O lado escuro do espelho; Olho no vidro, e Luva no grito”. Maria José escreveu também algumas peças teatrais. “ Os Maloqueiros” é uma delas que recebeu, em Belo Horizonte, menção honrosa em concurso de âmbito nacional.

Encerramos com as palavras justas do jornalista Carlos Aranha, dedicadas a Maria José Limeira: “Depois de Anayde Beiriz, ela foi a figura feminina mais esfuziante – entre a alegria, o ruído e a bravura contestatória – desta Paraíba que às vezes apequenina-se por ser madrasta com alguns de seus melhores filhos... Com a morte de Maria José Limeira, aprofunda-se o sentimento de que está se acabando a mais rebelde, valorosa e criativa das gerações culturais na Paraíba entre os séculos XX e XXI”.

Abaixo a última poesia de Maria José Limeira (posta em seu blog – 28/05/2012).

No alto da torre,
Horizonte
Ajudem-me a voar,
Antes que o céu negreje
E meus pés entediados
Espalhem germes
Pelos toscos descaminhos.

Terras pretas, aluviões.
Cândidas, quando praias.
Densas, como cinzas.
Resíduos, sem sobrevida.

Não dá para discernir tudo.
A distância é longa.
O conhecimento, parco.
A saudade, um saco de batatas quentes
Quando verga imperativo sobre o dorso
Debulhando mágoas
Entre ossos e articulações.

Criar asas.
Voar. Seria boa opção,
Dessa altura da torre
Onde o gongo canta
“Bão-balalão-senhor –capitão”,,,

Nenhum comentário:

Arquivo do blog