Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 31 de julho de 2012

Mulheres de 90 municípios já contam com serviços de mamografia na Maternidade de Patos


A Maternidade Peregrino Filho, na cidade de Patos, iniciou o atendimento do serviço de mamografia. A previsão é que sejam realizados 500 exames por mês. O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 230 mil para a implantação do serviço, que terá um investimento mensal de R$ 80 mil para manutenção.

De acordo com a superintendente do Instituto Social Fibra, Organização que administra a maternidade, Jucineide Oliveira Silva, a implantação do serviço é de grande importância para a região. “As mulheres do Sertão podem ter a certeza que o Governo do Estado está preocupado com a sua saúde, está atento à prevenção do câncer de mama”, destacou.

A maternidade iniciou o atendimento de referência nesta segunda-feira (30). Mulheres de 90 municípios do Sertão e Alto Sertão paraibanos serão beneficiadas com a mamografia.

Segundo o diretor da maternidade, Geraldo Nunes, a Paraíba sai na frente na questão da regionalização da saúde. “Se antes essa paciente precisava se deslocar para centros como Campina Grande e João Pessoa, hoje ela não precisa mais, já que esse exame de alta complexidade é oferecido aqui em Patos, em nossa maternidade”.

A mamografia é um exame de alta sensibilidade que ajuda a diagnosticar o câncer. O exame deve ser realizado anualmente por toda mulher com mais de 40 anos.

Ampliação – O governador Ricardo Coutinho inaugurou, em maio deste ano, as obras de ampliação da Maternidade Peregrino Filho. A unidade de saúde, que antes tinha 54 leitos, passou a funcionar com mais 55, totalizando 109, beneficiando mais de 905 mil pessoas de toda a região.

A maternidade passou a contar com duas UTI’s, sendo uma materna com sete leitos e outra neonatal com 10 leitos. Além dos equipamentos, a maternidade passou a ter consultórios ginecológicos, salas para coleta de leite humano, cirurgias, centro de parto normal e laboratório de análises clínicas.

Serviço – A maternidade Peregrino Filho fica localizada na Rua Elias Asfora, no bairro Jardim Guanabara. Os telefones de contato são (083) 3421-3601 e 3423-2402.

Comunica Mídia

Nenhum comentário:

Arquivo do blog