Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PMAQ é supervisionado no Sertão


A supervisora do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, da 3ª e 4ª macros de saúde da Paraíba, Monique Léia, manteve reunião ontem (quinta-feira 12) com José Leudo, gerente da 6ª Regional de Saúde. O motivo foi fortalecer a articulação com os municípios no trabalho de supervisão, como agendamento para que se possa conhecer a estrutura, avaliar a qualidade dos serviços ofertados pelas localidades que aderiram ao Programa.

Monique explicou que o PMAQ disponibiliza recursos aos municípios que aderiram, para desenvolvam ações que ampliem o acesso e a qualidade na atenção básica. Nas visitas que a supervisão vem fazendo são detectadas dificuldades ainda não superadas pelos municípios, como falta de estrutura nas unidades de saúde, de profissionais, materiais de expediente, atendimento que não consegue atender o que emana do SUS e que precisam ser corrigidos para que cumpram a proposta do PMAQ .

José Leudo, comentando sobre o PMAQ, disse que um dos diversos objetivos do Programa é o de educação permanente, um ponto importante para a humanização no atendimento, previsto pelo SUS, uma qualidade que terá reflexo positivo nos serviços prestados pelos profissionais da atenção básica. “Deve haver esse comprometimento de todos os gestores, funcionários em geral pela qualidade no atendimento à população. É meta do governo federal, com o PMAQ, dar um novo status à saúde pública, gerando qualidade, acessibilidade, profissionais qualificados e com autoestima elevada para receber os usuários do SUS”, enfatizou Leudo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog