Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Secretário de saúde visita Patos e destaca Centro de Oncologia


Um dos assuntos mais comentados no Sertão da Paraíba esta semana tem sido o anúncio pelo governador Ricardo Coutinho, na última segunda 16, sobre início da construção no próximo mês do Centro de Oncologia de Patos, que atenderá pacientes de toda a região, cuja licitação desse projeto encontra-se em curso. O secretário estadual de saúde, Waldson de Souza esteve em Patos nesta quarta-feira 18 para reorganizar a rede de serviços estaduais. Ele cumpriu vasta agenda com diretores e técnicos hospitalares, concedeu entrevista coletiva e teve participação em programa radiofônico, sendo questionado sobre assuntos diversos no que tange à saúde pela população.

O Centro de Oncologia, orçado em R$ 7 milhões, foi destacado pelo secretário que explicou que o serviço atenderá a demanda na região, haverá grandes investimentos em equipamentos, qualificação profissional e importantes parcerias que serão anunciadas pelo governo. A meta, segundo Waldson, é o Centro seja concluído e venha a funcionar ainda no primeiro semestre de 2013. “Após a conclusão da obra teremos um período para instalação de equipamentos, treinamento de pessoal, formação de equipes e para que a gente possa estabelecer os protocolos devidos desse serviço”, comentou. 

Informou que o tratamento de quimioterapia será oferecido logo que o Centro for aberto. Em relação à radioterapia, segunda fase do projeto, o governo está discutindo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, devido a complexidade de sua implantação, apesar de todos os estudos técnicos já terem sido realizados. Inclusive, diz Waldson, o serviço de radioterapia de Patos permitirá consórcio com os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, cujos pacientes deverão também ser referenciados para Patos.  “Devido a altíssima complexidade da radioterapia, o Ministério da Saúde e os estados não podem descentralizar muito esse serviço”, adiantou o secretário de saúde da Paraíba. Com a construção do Centro de Oncologia o Hospital Regional vai experimentar importantes mudanças, como ampliação de leitos da UTI, do bloco cirúrgico e maior polarização de referência para municípios da PB, PE e RN.


Escalas médicas

Na reunião com diretores hospitalares Waldson tratou também da recomposição das escalas médicas. Citou o afastamento de alguns médicos, principalmente ortopedistas, por serem candidatos, e garantiu que virão mais profissionais de Campina Grande e João Pessoa para recomporem as equipes e assim normalizar os plantões. Um problema, segundo Waldson, é encontrar especialistas, a exemplo de neurocirurgião, já que são poucos em atividade em nosso Estado, mas que é meta da SES montar equipe 24h em Patos e para isso o canal de discussão foi aberto.

Questionado sobre o funcionamento do mamógrafo, importante serviço de radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, permitindo mostrar lesões bastante pequenas facilitando um tratamento mais eficaz, disse que o aparelho está pronto para servir à população, faltando apenas a regulação por parte do município, que recebe recursos federais e compra o serviço. 

Sociedade organizada

Waldson comentou sobre o debate que o Estado abriu com a sociedade organizada de Patos, clubes de serviços, igrejas, conselhos municipais, além do Ministério Público, uma discussão que teve como foco o atendimento de urgência e emergência do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro. “No momento em que a gente pode articular uma conversa ampla com a sociedade organizada temos a oportunidade de dizer com clareza o que estamos fazendo, qual é a realidade do serviço, quem está fazendo direito e quem não está. Foi uma conversa produtiva, o grupo que sentou com a direção compreendeu a lógica que o governo quer implantar no Hospital. A ordem da puta neste momento é reunir novamente as entidades e mostrar o que estamos fazendo para melhorar a porta de entrada do Regional, com atendimento mais eficaz, mais humanizado”, explicou Waldson.

Ele também fez críticas a uma prática que acontecia no Regional, quando o Estado pagava a várias pessoas para darem plantão e elas davam expediente em outros, coisa que não está sendo mais permitido. Disse que é importante a população denunciar na imprensa, no Ministério Público, porém identificando esses faltosos, quando a prática ocorrer. Na portaria do Regional é exposta diariamente a escala dos plantonistas. “Os profissionais que atendem mal, não respeitam a população, estes não interessam ao governo. Lógico que não são todos os profissionais de saúde, todos os médicos, mas sabemos quem são e não revelamos por questões éticas”, enfatizou.  

Sobre a polêmica alimentada esta semana envolvendo Hospital e SAMU de Patos o secretário disse que é algo que jamais deve acontecer, tendo em vista que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser muito bem protegido, representa um grande avanço para o SUS, instituição mais bem avaliada, ainda mais porque agora a Paraíba terá uma cobertura de 100% desse serviço nos municípios, abrindo novas, além das novas habilitações que estão chegando. Disse que não acredita em avanços institucionais quando essa relação é usada por politicagem. “Quando ocorre um conflito entre médicos reguladores isso prejudica um serviço como um todo”, acrescentou.

Hoje o Regional de Patos já possui coberta a escala da UTI, de clínica e parte da cirurgia e ortopedia e hoje (quarta) houve avanços para se fechar todas as escalas e assim o Janduhy ter maior volume de atendimentos especializados. Waldson comentou que uma das maiores missões do Estado no campo da saúde, além da oncologia, é organizar toda a rede de obstetrícia, através do Programa Rede Cegonha (Ministério da Saúde), para isso é preciso locar recursos para a estruturação e desenvolver uma grande articulação no projeto de urgência e emergência, envolvendo os hospitais estaduais, municipais, UPAs e SAMU.

Assessoria 6ª GRS

Nenhum comentário:

Arquivo do blog