Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Agentes Comunitários de Saúde apresentam carta proposta


 
 
 

Marcos Eugênio
 
Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Patos e Região realizaram seminário nesta terça-feira 28 no Ginásio O Rivaldão, em Patos. Para a abertura do evento o presidente João Bosco Valadares convidou o gerente regional de saúde, José Leudo, Paulo Rodrigues (coordenador do Cefor -  Centro de Formação de Recursos Humanos, da SES), o advogado Marcos Inácio e a cúpula do PMDB local: prefeito Nabor Wanderley, deputado federal Hugo Motta, a candidata a prefeita Francisca Motta e seu vice Lenildo Morais (PT), além de Sandra de Lourdes, da Secretaria Municipal de Saúde de Patos.

Francisca Mota falou aos presentes do que fará caso seja eleita prefeita de Patos, enfatizando seu compromisso com a saúde, seguida por Lenildo, que fez a ela rasgados elogios. Alguns não se sentiram confortados com a presença de tantos políticos por acharem que o momento deveria ser para discutir os problemas da categoria com maior profundidade.

Lembrando que sete agentes de saúde de Patos também são candidatos ao cargo de vereador. Um deles, Paulinho Lacerda, fez críticas ao presidente João Bosco por deixá-los para apresentar suas propostas aos colegas somente no período da tarde, quando normalmente poucos comparecem ao evento. Paulo Rodrigues saiu mais cedo reclamando que o seminário estava muito politizado e preferiu ir a outra reunião, para agendar a conclusão da primeira etapa do curso técnico para ACS. Em Patos restam duas turmas ser capacitadas.

Outra reclamação de ACS e ACE presentes ao evento foi em relação à ausência do secretário municipal de saúde de Patos, Eisenhower Brito Segundo, que teoricamente deveria participar do seminário para ouvir as reivindicações dos funcionários. 

Em compensação aconteceu a presença do ex-secretário da pasta, José Francisco de Sousa, Zeca (PCdoB), que teve presença marcante no cargo de secretário no governo Nabor Wanderley. Ele era cotado para ser o vice de Francisca Motta na majoritária. Houve grande luta de seu partido para emplacá-lo como vice, mas o PMDB acabou por fechar acordo com O PT, que nos últimos dois anos fez duras críticas ao governo municipal. Fumaram o cachimbo da paz e hoje estão juntos novamente em mais um embate eleitoral.

João Bosco entregou a Francisca Motta a carta de reivindicações da categoria. Ela assinou e assumiu o compromisso de que iria lutar pelas reivindicações dos ACS e ACE. Estava previsto para o final da tarde a ida do médico e candidato a prefeito Dinaldinho, para que ele recebe a carta proposta também.

Dentre as reivindicações da categoria aos candidatos de Patos estão: 

- Piso nacional da categoria
- Atualização do quinquênio
- Repasse integral do incentivo que vem do Ministério da Saúde
- Apoio às lutas do movimento dos ACS e ACE
- Doação de terreno para construção da sede do Sindicato dos ACS e ACD de Patos e região
- Informatização do trabalho dos ACS e ACE
- Capacitação permanente
- O cuidar da saúde dos ACS e ACE
- Implantação do plano de cargo, carreira e salários
- Reajustes salariais, dentre outros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog