Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Consult diz que Gemilton Souza lidera com 56,09%

Consult diz que Gemilton Souza lidera com 56,09%




Faltando dois meses e um dia para as eleições municipais, a corrida eleitoral esquenta no município de São Bento, que tem apenas dois candidatos na disputa pela Prefeitura. Pesquisa de intenções de voto, realizada pela Consult Pesquisa em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela que se as eleições fossem hoje (consulta estimulada) o empresário Gemilton Souza, que encabeça a coligação "São Bento avança unida" (PDT / PT / PTB / PSL / PSC / PR / PPS / DEM / PSB / PSDB / PSD / PT do B), seria eleito com 56,09% das intenções de votos. O comerciante Jullys Roberto, em candidatura isolada pelo PMDB, obteve 33,7%.
 
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00035/2012 no dia 01 deste mês. Apenas 1,96% disse que não votará em nenhum dos candidatos citados e 8,26% dos entrevistados afirmam que ainda não sabem quem escolherão nas urnas no dia 7 de outubro.
 
Os dois candidatos já tiveram as candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. Gemilton tem o apoio do tio e atual prefeito, Jaci Severino de Souza, conhecido como Galego de Souza. Já Jullys Roberto conta com o reforço do pai, o deputado estadual Márcio Roberto (PMDB). Conhecido por ser um polo de confecção de redes, São Bento tem 24.659 eleitores – dados de julho deste ano do TRE-PB - aptos a votarem nessas eleições.
 
A pesquisa de campo foi realizada no dia 25 de julho. Ao todo, a Consult fez 460 entrevistas com eleitores dos sexos masculino e feminino, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares. A margem de erro é de 4% pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiabilidade, segundo Paulo de Tarso, diretor-presidente da Consult Pesquisa, é de 95%.

Liderança confirmada - Gemilton Souza também lidera na pesquisa espontânea. De acordo com os dados da Consult/Correio, o empresário obteve 45,87% das intenções de voto contra 28,7% de Jullys Roberto. Também são citados na espontânea o prefeito Galego de Souza, que encerra o segundo mandato em dezembro, com 2,17%, e o deputado Márcio (Roberto), que já administrou a cidade, com 0,65%. De acordo com a pesquisa, 21,74% dos entrevistados não sabem em quem vão votar e 0,87% respondeu que não votará em nenhum.
 
77,39% não mudarão - Ao serem perguntados sobre a possibilidade de mudar a opinião com relação ao voto para prefeito, a pouco mais de dois meses das eleições de 7 de outubro, 15% dos eleitores entrevistados pela Consult disseram que sim, mas a grande maioria (77,39%) respondeu que não. Já os que não sabem dizer somam 7,61%.
 
Já ao serem perguntados “O(a) sr.(a) votaria em um candidato a prefeito de São Bento, pelo fato do candidato ser indicado ou a pedido do prefeito Galego Souza?”, 47,83% responderam que sim; 26,74% responderam que depende do candidato. Responderam não, 20,87%, e 4,57% não sabem dizer.
 
Quem ganhará? - A pesquisa Consult/Correio também quis saber “quem o(a) Sr(a) acha que vai ganhar para prefeito de São Bento”. Dos eleitores entrevistados, 52,17% responderam Gemilton Souza e 25,65%, Jullys Roberto. Não sabem dizer, 22,17%.



Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog