Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 5 de agosto de 2012

CURANDO FERIDAS DA ALMA


IARA DA SILVA MACHADO

O médico psiquiatra e psicanalista Gerald Epstein, em seu livro Imagens que curam diz que,
Assim como a intuição, o pensamento em forma de imagens mentais é um tipo de pensamento não-lógico. O pensamento lógico e discursivo é utilizado para fazermos contato com as outras pessoas no cotidiano e com aquilo que pode ser chamado de realidade objetiva. As imagens mentais são um tipo de pensamento usado para fazermos contato com nossa realidade subjetiva interna. (1990, p.13-14).

Logo, nos processos de aprendizagem diária, nas relações doméstico familiares, profissionais e sociais as pessoas são convidadas a experimentar trocas afetivas positivas e negativas, a depender dos valores, crenças e posicionamentos que tenham assimilado ao longo da vida. Dessa forma, as pessoas possuem um acervo de memórias, que enquanto linguagem pode ser traduzida em imagens, verdadeiros quadros vivos felizes ou dolorosos que impregnam o presente, muitas vezes, interferindo negativamente na qualidade de vida do Ser.

Os estados emocionais negativos são imagens de convicções negativas. A natureza desses estados parecem ser mentais. As pessoas que assumem para si a tarefa de se amarem, se desvitimizarem, e estendem essa perspectiva para o universo, percebem que o universo lhes responde. A antiga sabedoria judaico-cristã diz que a cada momento de nossa existência somos intimados a escolher entre a vida e a morte, optar pela vida é o sentido de se estar vivo. Quando escolhemos a vida via convicções positivas, nos alinhamos com os ritmos, a harmonia, a abundância e a graça do universo. (EPSTEIN, 1990, p.235-236).

Curar feridas da alma é estabelecer contato consciente com os sentimentos dolorosos e escolher re-significá-los através de imagens que aliviem a impressão e a história sofrida. Não se trata de negar ou mascarar a realidade objetiva, e sim a partir dela fazer um caminho de ‘limpeza emocional’, com visualizações benéficas, desse modo, por exemplo, um coração machucado pela experiência da separação, do luto, da perda, pode ser imaginado sendo curado pela energia do Amor Maior, como uma luz branda e suave, de coloração violeta, que semelhante a uma brisa toca o coração e o costura nas mãos divinas da fé. Exercícios bem dirigidos, com pessoas capacitadas nos diversos segmentos médico, terapêutico, comunitário e religioso podem auxiliar na maturação da visão de que o Ser Humano está na Vida para aprender a reconhecer sua essência.
 
O treino do Respeito, do Amor e da Gratidão por TUDO é um dos caminhos para a conquista da Cura da Alma, portanto da pacificação interior.
Exercitemos pois...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog