Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hollywood no Sertão: Cineastas manairenses concluem mais um filme; este é o sexto da equipe


 

“Os cineastas do Sertão” como está sendo chamado um grupo de amigos da cidade de Manaíra, no interior do Estado, distante 480 quilômetros da Capital, concluíram mais um filme.  “A Botija II: O Homem que enganou a Morte” conta a estória de dois  amigos  João (Rawalli Renan)  e  Clementino(Damião   Pereira)  que  passam  várias  aventuras   em  busca de uma  botija  dada  por  um senhor   chamado Manoel  Rodrigues(José  Porfilio) a  João esposo de  Zefa (Hilda  Alves) que  convida  a morte(Luis Alberto)  para  ser  padrinho do menino que vai nascer.Mas  quando  a  morte vem em busca  de  João  o mesmo  a engana  com uma promessa  a  qual ele  nunca irá  cumprir.

Com a idéia na cabeça, vontade e persistência, eles já gravaram seis filmes que estão sendo vendidos na Paraíba e  em vários Estados, inclusive do Sul do País. Uma das produções já recebeu o reconhecimento da Universidade Federal da Paraíba. O diretor geral dos filmes,  Saturnino Pereira explicou que a inspiração vem da própria história da cidade. “O que não falta são elementos do passado, histórias típicas da região e fatos corriqueiros do dia a dia que nos inspiram a escrever”, comentou. Ele conta que assim que surgiu a ideia resolveu convidar alguns amigos pra fazer  um filme amador e o primeiro foi “A  Vingança que teve uma repercussão boa e ficou sendo  o primeiro lugar em locação nas locadoras de nossa cidade. “Fizemos e  depois vendemos  em   Manaíra mesmo, a produção foi bem aceita e então resolvemos  continuar  produzindo outros e graças  a  Deus eles  são bem aceitos  até  hoje”, conta Suturnino.

Um dos atores dos filmes, Luis Alberto Alves Cosme, conta que um dos grandes problemas enfrentados pela equipe é com relação ao apoio financeiro que é pouco. “A  população geralmente  nos ajuda, mas  falta  o apoio daqueles que  possui maior  poder  aquisitivo,  o apoio cultural , pois falta projetos   em  prol da  cultura  na  cidade para  valorizar  os  diversos  tipos de  cultura como a nossa, o cinema  ou arte cinematográfica”, lamentou.

Saturnino Pereira explica o filme assim que é feito e logo distribuído. “Uma das produções, o ‘Enganado pelo Diabo’ foi exibido e acabou  ganhando  um certificado da  UFPB de   João pessoa após ser debatido  por uma  conterrânea nossa  que   é universitária e prima de um  ex-colega nosso, o Roger, que  não está mais na equipe, mas  ajudou-nos  muito”, relembrou.
Ele disse que por  causa dos  patrocínios que são pequenos  os recursos não dão para pagar  todos  os  custos da produção como os cachês dos atores. “Então única a  coisa  que agente  pode fazer e dar uma copia do  filme a cada  um dos atores, claro que se os patrocínios  fossem melhores os resultados seriam bem melhores”, afirma. 

Luis Alberto lembrou que  No filme  “ Manaíra  a  Origem” o  patrocínio até  que foi bom, tanto  que a equipe foi   filmar até  em Baia da  Traição   como os  índios. Mas  houve um problema na gravação porque a filmadora portátil molhou e acabou não tendo mais como consertar. As produções realizadas pela equipe até agora são: A vingança, A Botija, Enganado pelo Diabo, Vida Sofrida, Almas Perdidas  e agora  “A Botija 2: O Homem que enganou a Morte”.

Diante dos problemas que quem quiser ajudar a equipe é só ligar para o telefone (083) 9663-3121  e falar com  Damião Pereira que faz  parte da equipe. Também tem o site da empresa “manaira1.blogspot.com”  e o e-mail de  Luis Alberto que também é outro  que comercializa os  filmes    que  é  “ luisfiscal09@gmail.com”. 

Paulo Cosme

Nenhum comentário:

Arquivo do blog