Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jacaré nas águas do Rio Espinharas


Marcos Eugênio

Um jacaré de aproximadamente 1 metro de comprimento foi visto tomando banho de sol no leito do Rio Espinharas de Patos na tarde desta quinta-feira 23. Aliás, não é a primeira vez que o animal é visto no local, nas proximidades do Coreto II. Foram dois garçons do Coreto que viram o jacaré e acionaram o Corpo de Bombeiros para capturá-lo. 

Os policias passaram bom tempo observando o animal e decidiram não tentar capturá-lo. Alegaram que não há local apropriado na cidade para recebê-lo, e deixá-lo nas águas do Espinharas seria mais viável para a sua sobrevivência. Outro jacaré, de aproximadamente dois metros, também teria sido visto no mesmo local.

Muito estranho a presença de um jacaré solto no meio ambiente no Sertão, mas os garçons do Coreto II disseram que os dois animais fugiram de um criatório existente perto de uma serra no município de Patos. Resta saber se o Ibama tem conhecimento desse criatório e quais as condições em que são criados, se há licença do órgão. 

Os bombeiros explicaram que existem experiências, não citando Patos, de pessoas que passam a criar jacarés e quando esses animais crescem os criadores acabam percebendo que não conseguem mantê-los e acabam soltando-os, o que pode se tornar risco para a comunidade, caso alguém venha a mexer com esses repteis. 

Recomenda-se que as pessoas evitem entrar no Rio. Há o risco também dos jacarés, não conseguindo alimento no habitat que se encontra, saiam à procura de víveres nas residências, como já houve tantos casos na Paraíba, principalmente na Capital.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog