Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Maternidade Peregrino Filho oferece capacitação em aleitamento materno

 
 
O Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Instituto Social Fibra e o CEAG – Instituto Educacional de Ensino, realizou nesta quinta-feira 30 mais uma capacitação previsto em seu programa de educação continuada para os profissionais de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos. Também participaram alunos do curso superior de Enfermagem das FIP, Faculdades Integradas de Patos.
Aleitamento materno – uma prioridade mundial. Este foi o tema trabalhado por Rose Meire de Freitas Santos, especialista em saúde pública pela Universidade de Ribeirão Preto-SP, com vasta experiência em banco de leite. O evento aconteceu nas dependências da Peregrino Filho e os alunos receberam rico material (multimeios) utilizado no curso elaborado pelo CEAG.

O primeiro tópico trabalhado foi a história da amamentação no Brasil, que remonta seu descobrimento, com citações na carta enviada por Pero Vaz de Caminha ao então rei de Portugal, após desembarque em nosso solo, registrando, dentre muitos aspectos do que aqui encontrou, a presença marcante de uma índia amamentando seu filho. Fatos que marcaram a história da amamentação de 1.500 aos dias atuais foram apresentados e discutidos.

O Banco de Leite Drª Vilani Kherle da Maternidade Peregrino ampliou sua importância para toda a região com a inauguração de suas UTIs Materno e Neonatal, Sala de Porcionamento, passando a tender um número maior de mulheres e seus filhos, que não conseguem mamar diretamente no seio. Essa capacitação ocorrida hoje atualiza os profissionais de saúde em protocolos e conhecimentos teórico-práticos para o aleitamento materno, uma prioridade mundial por todos os fatores positivos para a saúde da humanidade, como a redução da mortalidade infantil.

As vantagens dessa prática, os risco da amamentação artificial, malefícios do uso da chupeta e mamadeira, avaliação da mamada, período de desmame, normas técnicas, proteção contra infecções, estatísticas por risco de morte por diarréia, pneumonia, problemas mamários, Rede Amamenta Brasil, Rede Cegonha, foram alguns dos inúmeros sub-temas discutidos na capacitação.

A coordenadora e professora de estágios do curso de Enfermagem das FIP – Faculdades Integradas de Patos, Thoyama  de Alencar, disse que essa capacitação oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde com Instituto Fibra e CEAG é de suma importância, pois os alunos não dispõem na academia de conhecimentos tão aprofundados no trato com as mães primíperas (primeiro filho). “Iremos ser multiplicadores desses conhecimentos, repassando aos demais alunos”, comentou.

César Augusto Gorrão, presidente do CAEG, informou que a Maternidade Peregrino manterá a educação continuada oferecendo todo mês nova capacitação. A meta, explicou, é trabalhar todos os funcionários, desde os auxiliares de serviços ao médico, direção hospitalar. O conhecimento deverá ser ampliado para toda a regional. Os municípios serão convidados a enviar profissionais para também ser qualificados. “A idéia do Governo do Estado, com o Instituto Fibra e CEAG é manter a constância desses cursos, ampliar seu acesso cada vez mais aos profissionais de saúde para que a população venha a desfrutar sempre de melhores serviços oferecidos pelo SUS”, acrescentou Cesar. 

A próxima capacitação está agendada para final de setembro, quando será trabalho o tema “UTI Neonatal – serviço de urgência”.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog