Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Municípios são capacitados em SisPrenatal Web

 
 
 
Técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Patos nesta quarta-feira 8 realizando oficina com coordenadores, profissionais de saúde e digitadores da atenção básica. Na pauta o software SisPrenatal Web, que permite melhor acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN). 

Existe uma grande preocupação do Ministério da Saúde no tocante às informações repassadas pelos municípios em torno do cadastramento das gestantes através do SisPrenatal, que oferece uma série de dados, inclusive o quantitativo desse público, índice de mortalidade materna, informações sobre o acompanhamento da mulher do pré-natal até seu filho de dois anos, uma proposta da Rede Cegonha, lançada em março do ano passado, que visa aumentar acesso e qualificar a atenção à saúde das mulheres e crianças antes, durante e após o parto.

Existe, segundo a técnica de sistema do Ministério da Saúde, Marta Roseane Araújo, deficiências dos municípios no preenchimento do cadastro das gestantes. “A partir do momento que a mulher descobre sua gravidez e que busca os serviços públicos de saúde, cabe ao funcionário fazer o cadastro e colocar online as informações sobre a assistência ao parto, puerpério e da assistência neonatal”, explicou.

Os municípios que aderem ao SisPrenatal ficam obrigados a alimentar o sistema, coisa que muitos não estão fazendo. É um trabalho que precisa de engajamento, boa supervisão dos gestores para que as informações sejam fidedignas, atualizadas e contribuam para políticas de atenção à saúde da mulher mais eficazes, como a de prevenção à mortalidade materna, cuja taxa teve uma redução de 21% em 2011, no primeiro ano de implantação da Rede Cegonha.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog