Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Presidente do STIUPB pede mobilização dos trabalhadores da CAGEPA


A desautorização por parte dos deputados estaduais da Paraíba para que o Governo do Estado seja o avalista do empréstimo para sanar as dívidas da CAGEPA e remaneje débitos gerou polêmica em todo o Estado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado da Paraíba – STIUPB, Wilton Maia Velez disse que os trabalhadores da CAGEPA devem se manter mobilizados e que não aceitará que a empresa pública seja aberta ao capital privado.

A desautorização do empréstimo gerou uma onda de insatisfação por parte da Central Única dos Trabalhadores – CUT em nível de Paraíba, bem como por parte de cidadãos que acompanham os embates entre governo e deputados na Assembleia Legislativa. As opiniões são de que os deputados votaram simplesmente por mera questão política de interesse individual e não com os interesses do povo paraibano.

“Devemos cobrar dos devedores da CAGEPA em todos os setores, seja público ou privado. Existem prefeituras que devem milhões de reais e nem se quer sentam para negociar seus débitos. Queremos os trabalhadores mobilizados em todo o Estado para a defesa da CAGEPA e contra as tentativas de vender o patrimônio do povo”, confessou Wilton.

Na semana passada, cerca de 1.000 trabalhadores ocuparam a frente da Assembleia Legislativa para que fosse discutido com a sociedade o empréstimo para a CAGEPA e para esclarecer pontos do pedido de empréstimo. A convocação da mobilização foi feita entre os principais sindicatos dos trabalhadores da CEGEPA, sendo STIUPB e STIPDASE os mais empenhados na discussão.

Chica Mota, de Patos, foi contra ao empréstimo
A quebra de braços entre Governo do Estado da Paraíba e os deputados com relação ao empréstimo da CAGEPA agora ganhará novo capitulo no Supremo Tribunal de Justiça - STJ, pois o governo questiona que a maioria simples de votos garante o empréstimo.

Portanto, a Assembleia Legislativa da Paraíba decidiu nesta quarta-feira, dia 08, arquivar a votação do aval para o empréstimo a CAGEPA no valor de R$ 150 milhões. Durante a sessão, 19 Deputados votaram pela aprovação do aval do empréstimo, e 16 Deputados votaram contra o aval, mas como a matéria teria que ter a maioria qualificada, ou seja, 22 votos, o pedido foi arquivado.

Deputados contrários ao empréstimo      

1-André Gadelha
2-Arnaldo Monteiro
3-Caio Roberto
4-Daniella Ribeiro
5-Francisca Motta
6-Frei Anastácio
7-Gervásio Maia
8-Guilherme Almeida
9-Janduhy Carneiro
10-Luciano Cartaxo
11-Márcio Roberto
12-Jutahy Menezes
13-Olenka Maranhão
14-Raniery Paulino
15-Trócolli Júnior
16-Vituriano de Abreu  
Deputados favoráveis ao empréstimo

1-Antônio Mineral  
2-Assis Quintans
3-Branco Mendes
4-Doda De Tião
5-Domiciano Cabral
6-Edmilson Soares
7-Eva Gouveia
8-Genival Matias
9-Gilma Germano
10-Hervázio Bezerra
11-João Gonçalves
12-João Henrique
13-José Aldemir
14-Léa Toscano
15-Lindolfo Pires
16-Mikika Leitão
17-Tião Gomes
18-Toinho do Sopão
19-Wilson Braga  

ASCOM

Nenhum comentário:

Arquivo do blog