Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Regional Patos aguarda recursos do Ministério da Saúde para iniciar cirurgias eletivas


A 6ª Gerência Regional de Saúde de Patos e municípios de sua jurisdição já concluíram todo o processo para a realização de cirurgias eletivas, para as quais estão garantidos para a Paraíba pelo Ministério da Saúde aproximadamente R$ 12,5 milhões, que devem ser usados nesses procedimentos no período de um ano. Para que sejam iniciadas as cirurgias aguarda-se apenas a publicação de portaria do MS, liberando os recursos.

Equipes estão sendo formadas nas unidades hospitalares habilitadas para a realização das cirurgias, a exemplo do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, que receberá maior fluxo de pacientes. Segundo o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, a triagem para os procedimentos cirúrgicos ocorrerão logo saia portaria ministerial. “Queremos fazer uma triagem com cronograma bem definido, organizado, o paciente sabendo o dia e hora agendados para sua cirurgia”, explicou Leudo.

Ele orienta os usuários do SUS que precisam de cirurgia, já tendo passado pelo PSF, de posse do laudo médico, a procurarem a secretaria de saúde de seu município para entregar os documentos solicitados, para que passem a fazer parte do cadastro das eletivas, no qual constará a lista nominal dos pacientes, sem qualquer tipo de interferência política.

Na região de Patos os municípios apresentaram suas demandas, cerca de duas mil cirurgias. Os recursos solicitados por essa regional para os procedimentos são da ordem de R$ 7 milhões. O Hospital Regional de Patos, para diminuir custos dos municípios, fornecerá os exames de risco cirúrgico, que são de responsabilidade do município de origem do paciente. Uma área está sendo montada no Janduhy Carneiro, designada para os serviços de triagem.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog