Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Coluna Osvaldo Medeiros (Sertão)




Canal do Frango
            Quem acompanhou de perto o início das obras acreditou na sua total inauguração marcada para o próximo dia 24 de outubro como estava sendo anunciado. Porém, com o passar dos tempos, se a primeira etapa foi de um intenso trabalho,  nos últimos meses a coisa passou a andar a passo de tartaruga. O trecho do Morro até a BR 230 próximo ao posto Carreteiro, por incrível que pareça, segundo uma fonte, parou por completo em diversos locais como mostra as fotos, acarretando com isso em alguns lugares pequenas represas de águas sujas com fedentina infernal e proliferação de insetos, deixando as pessoas próximas ao referido canal não só revoltada,s como também preocupadas com o alto índice de doenças, principalmente nas crianças ali nos últimos dias. 

            Se as pessoas estão insatisfeitas com a fedentina em alguns lugares, próximo ao INSS estão apavorados. A grande quantidade de água suja acumulada dentro e fora do canal, não só vem provocando mau cheiro como também um grande criatório para a multiplicação da Dengue, que já deu sinal de sua reprodução nas águas limpas e sujas. Outra coisa que também vem sendo questionado pela opinião pública é com relação às águas sujas correndo no leito do canal nas partes já concluídas, tendo em vista que as mesmas,  no projeto apresentado, serão drenadas por manilhas ao lado do mesmo. A população questiona temendo que o referido canal não venha ter o mesmo destino do imundo canal da palmeira. Atualmente desprezado por tudo e por todos. 

Reivindicando 
            No seu programa de governo o candidato Dinaldo Wanderley Filho (Dinaldinho) afirma se eleito vai trazer para o Bairro do São Sebastião um Restaurante Popular. O candidato não pode esquecer do Belo Horizonte, onde talvez seja o maior Bairro de Patos com dois hospitais e maior concentração de estudantes carentes universitários. 

Novo Horizonte
            Por se falar em Bairro, não consigo entender porque o Novo Horizonte é tão esquecido pelos órgãos competentes. Quase todo habitado e diga de passagem com belas casas e lá se vê ainda esgoto a Céu aberto. Ruas pavimentadas só as do início e as demais esquecidas por tudo e por todos. Existem grandes projetos para esse bairro, porém nada colocado em prática.

OAB
            Em nível local, a eleição da OAB estadual tem tudo para marchar dividida. O atual presidente da Subseção, Alexandre Nunes, já se mostra tendencioso para votar no postulante a esse cargo, o advogado Caius Marcelus, enquanto Conselheiro Estadual (OAB). Raimundo Nóbrega, que não anda vendo com bons olhos essa decisão tomada por Alexandre, já decidiu que continua com Odon  Bezerra, que vai para a reeleição. E já avisou que na eleição local também poderá haver sérias mudanças. Quis dizer o quê?

Posto do Salgadinho
            Depois de alguns meses de reforma o prefeito de Patos Nabor Wanderley(PMDB) entregou no último final de semana, solenemente, o Posto Médico do Bairro do Salgadinho. O evento foi prestigiado por muita gente e quem lá esteve,  independente de cores partidárias, saiu elogiando. Em conforto e comodidade, em nada deixa a desejar a qualquer posto moderno dos grandes centros. 

Nova sede
            A nova sede da OAB local, que passa por reforma, em recente Assembleia do Conselho Estadual dessa entidade em João Pessoa, foi aprovado por unanimidade o nome para a mesma, de Procurador Romero Abdon da Nóbrega, embora alguns advogados alegam que para a mesma já havia sido aprovado o nome do advogado Manoel Messias  do Nascimento. Será? Pelo visto o professor Messias, em memória, não teve mesmo sorte. Construíram o Fórum Eleitoral, postaram seu nome, não passou de uma obra sonrisal. Com pouco tempo foi fechado e continua esperando uma decisão da justiça, se antes não desmoronar de vez. A sede da OAB, mesmo antes de inaugurar, já baniram seu nome. Um grande homem que em vida teve seu nome sempre lembrado, mas na morte tão esquecido. Assim como também foi Padre Raimundo e tantos outros. 

Investindo
            Segundo uma fonte, a primeira dama local Milena Brito, anda investindo pesado na reforma de uma casa no centro da cidade, onde vai inaugurá-la com o que há de mais moderno em grife feminino. Se a mesma tem tendência para o mercado de trabalho no campo da moda, nada mais do que justo. E onde fica?

Destruição
            Das praças reformadas e construídas pela administração Nabor Wanderley, poucas restam intactas. O vandalismo já destruiu quase todas e o pior, com ajuda de alguns moradores que ao invés de zelar, contribuem para a destruição. Pelo que se tem conhecimento só duas os moradores adotaram e não permitem vandalismo. Do JD Queiroz e a próxima ao III-BPM. Atitude essa muito certa, porque independente de quem construiu as praças devem ser conservadas e não maldosamente destruídas por desocupados coniventes com algumas pessoas por questões políticas. A praça é nossa, independente de cores partidárias. O dinheiro gasto nas mesmas sai dos nossos bolsos e não dos prefeitos. Povinho burro. 

Violência
            Não podemos tirar os méritos de nossa polícia. Seja Federal, Civil e PM estão sempre vigilantes. Porém, nem por isso, estão deixando de matar gente quase todos os dias na cidade de Patos. Até o fechamento dessa coluna, segundo informações repassadas, dão contas de que 49 pessoas já haviam sido assassinadas em 2012. Pior que 80% desse percentual, jovens com menos de 18 anos. As drogas têm sido a vilã de quase todos esses crimes.

Capacetes
            Sou favorável com toda certeza a essa opinião já chegada ao conhecimento de tantos parlamentares e não colocada em prática. De uma Lei onde as fábricas passem a produzir capacetes transparentes. Com essa medida, com certeza vamos diminuir o número de tantos homicídios onde a maior parte é praticada pela pistolagem motorizada. Com os capacetes atuais fica difícil identificar culpado(s). Com certeza.

Cinto de segurança
            Porque a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança anda correndo tão frouxo em nossa Patos? Poucos motoristas são vistos cumprindo a Lei. Da mesma forma, a coisa também anda relaxada para os condutores de motos. É fácil se vê motoqueiros com até três pessoas na garupa sem capacete, e o pior, crianças indefesas. A Lei é para ser cumprida principalmente pelos de casa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog