Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Começa em Patos Curso Técnico de Formação para ACS


 
 
 
 
Começou na manhã desta quinta-feira 06 o Curso Técnico de Formação para ACS - Agentes Comunitários de Saúde de Patos, oferecido pelo Governo da Paraíba, através do Cefor – Centro de Formação de Recursos Humanos.

As aulas acontecem na Escola Lions Djalma Medeiros, no Belo Horizonte, com encontros nas terças e quintas-feiras, 16h semanais. Um total de 75 ACS (divididos em duas turmas) se inscreveu, porém as inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira 10. O curso terá como facilitadoras as enfermeiras: Mellissa Rodrigues, Hígia Morgana, Dione Medeiros e Ingrid Rodrigues. 

A capacitação faz parte do plano de educação permanente do Governo da Paraíba, que pretende concluir até 19 de dezembro deste ano a primeira etapa de formação técnica dos agentes de saúde. A Paraíba já demonstrou interesse em dar continuidade, oferecendo as outras duas etapas de qualificação propostas pelo Ministério da Saúde, mas precisa que essa fase seja concluída.

Na abertura da aula inaugural desta quinta-feira em Patos a coordenadora da Atenção Básica do município, Sandra de Lourdes, falou da importância da qualificação e pediu empenho e bom aproveitamento de todos.

A apoiadora da 6ª GRS, Keyla Brandão, que representou o gerente regional, fez rápida explanação sobre o processo que vem sendo desenvolvido pelo Governo da Paraíba no tocante à educação continuada, destacando uma série de cursos técnicos que vem sendo oferecidos aos profissionais de saúde, a exemplo dos de hemoterapia, radiologia e dirigido aos próprios ACS, como este curso que participam. 

“Há um compromisso da SES (Secretaria de Estado da Saúde) não apenas com a qualificação profissional na média e alta complexidade, mas também na atenção básica, que é a porta de entrada para os serviços oferecidos pelo SUS”, comentou. 

Na Paraíba devem passar por essa capacitação 1.475 ACS de 39 municípios este ano, distribuídos por 42 turmas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog