Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CRM orienta médicos candidatos e entrega cartilha a presidente do TRE


Na Paraíba, 74 médicos irão disputar vagas de prefeitos, vice prefeitos ou vereadores

A diretoria do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) entregou na manhã desta segunda-feira (10) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, uma cartilha com orientações éticas e jurídicas para os médicos candidatos a cargos eletivos para as eleições municipais deste ano. No Estado, 74 médicos irão disputar vagas de prefeitos, vice prefeitos ou vereadores.

Esta é a terceira edição da cartilha editada pelo CRM-PB, que orienta os médicos políticos e a sociedade quanto à necessidade de obediência à legislação e ao Código de Ética Médica durante o período de campanha. A publicação, além de servir de referência para o médico, será entregue aos membros da Corte do TRE, aos juízes eleitorais de todo o Estado, médicos candidatos, partidos políticos e entidades representativas da sociedade civil no Fórum de Combate à Corrupção (Focco).

De acordo com o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, uma publicação que norteia a conduta médica em período de eleição é fundamental. “É natural que, em face da estreita relação que estabelece com o paciente, o médico desponte como liderança, principalmente nas comunidades menores”, disse. A cartilha orienta algumas proibições durante o período eleitoral, como realização de consultas gratuitas na própria residência, distribuição de amostras grátis de medicamentos e intermediação para a realização de cirurgias.

Para o presidente do TRE-PB, Marcos Cavalcanti, a cartilha editada pelo CRM-PB é de extrema importância. “Há um número expressivo de médicos candidatos. A cartilha, revista e atualizada, inclusive com a Lei da Ficha Limpa, é uma das inovações para as eleições 2012. Parabenizo o conselho pela iniciativa, pois é uma grande contribuição à Justiça Eleitoral”, disse o desembargador.
Além das informações sobre a lei eleitoral e o Código de Ética Médica, o guia traz exemplos de decisões da Justiça relacionadas ao uso da profissão com objetivos eleitorais. Há ainda dezesseis regras gerais que disciplinam a conduta do médico candidato. "Esperamos que esses lembretes éticos possam colaborar para evitar que a desinformação por parte do médico acarrete em denúncias junto aos CRMs e à Justiça Eleitoral", afirmou Eurípedes Mendonça, diretor do Departamento de Fiscalização do CRM e elaborador da cartilha, juntamente com o assessor jurídico do CRM-PB, Rodrigo Farias.



Formato Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog