Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

III Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa reúne em Natal representantes de todos os países lusófonos


O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro e será centrado em três temas: literatura infantil, literatura e futebol, e literatura oral e tradicional.
 
Os vários sotaques da língua portuguesa ecoarão novamente no berço de Luís da Câmara Cascudo e Américo de Oliveira Costa, desta vez de 15 a 17 de outubro de 2012, na terceira edição do Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), que vai ocorrer no Teatro Alberto Maranhão, no bairro histórico da Ribeira em Natal/RN. O objetivo é proporcionar um intercâmbio entre os acadêmicos e pensadores dos cinco continentes.
 
A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Academia Norte-Riograndense de Letras. O encontro inicia-se no dia 15, das 14h até às 19h, e nos dias seguintes, das 15h às 19h. O primeiro Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa ocorreu de 28 a 30 de abril de 2010, no Teatro Alberto Maranhão e o segundo Encontro ocorreu de 23 a 25 de novembro na Academia Norte-Riograndense de Letras.
 
O português é a língua falada por 4% dos habitantes da população mundial. É a quinta língua mais falada na terra e a terceira mais falada no mundo ocidental. Para a presidente da Funcarte, Camilla Cascudo, Natal terá a oportunidade de continuar trocando experiências no tocante às culturas do universo lusófono. “As diferentes tendências que a língua portuguesa vem sofrendo resulta nesta diversidade vocabular tão importante”, ressalta Camilla Cascudo.
 
O III EELP vai debater três eixos temáticos diferentes: literatura infantil, literatura e futebol, e literatura oral e tradicional. Entre os nomes que virão estão Inês Pedrosa, presidente da Casa Fernando Pessoa, de Lisboa; Ondjaki (Angola), João Moreira, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães (Portugal), Toni Tcheka (Guiné Bissau), Mia Couto (Moçambique), que já esteve no Rio Grande do Norte em 2010, no Festival Literário da Pipa. A poeta Paloma Amado e a educadora Bia Bedran também são nomes anunciados na programação.
 
Dada a importância e a grandeza do encontro, todos os países lusófonos estarão representados por escritores de países como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor, além do Brasil. Cada escritor responsabiliza-se por apresentar uma comunicação escrita ao III EELP, em um dos três temas em debate à sua escolha.
 
Para tornar o encontro ainda mais atraente, a UCCLA e a Funcarte terão novamente como parceiros diversas Instituições de Ensino Superior da capital potiguar, além da Academia Norte-riograndense de Letras, Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, entre outros.
 
INSCRIÇÕES
 
As inscrições para III Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal são gratuitas e estão abertas desde 14 de setembro até 11 de outubro de 2012. Escritores, estudantes e demais interessados em participar do encontro podem acessar o hotsite: www.eelpnatal.com.br, clicar em inscrições e preencher o formulário.
 
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
III Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal
 
Segunda-feira, 15 de outubro de 2012
 
14h – Solenidade de Abertura Oficial do Evento;
15h – Primeira Conferência “Literatura Infantil” com Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães (Portugal). Palestrantes: Bia Bedran (Brasil), Toni Tcheka (Guiné Bissau) e Juliano Freire (Brasil);
18h - Lançamento do livro “O Lobo Mau e o Caldeirão das Fábulas” do escritor Genildo Mateus;
18h150 - Lançamento do Boton “Natal Cidade da Cultura” um presente da UCCLA para Natal;
18h30min – Abertura da Exposição “Brasil: Origens Futebol Arte” da artista plástica Ana Selma;
18h45min – Abertura da Mostra Fotográfica de Natal (Acervo Funcarte).
Local: Teatro Alberto Maranhão
 
Atividade Paralela:
19h30 – Conferência com Prof. Eduardo Lourenço (Portugal)
Local: Academia de Letras do RN
 
Terça-feira, 16 de outubro de 2012
 
Atividade Paralela:
Palestra sobre a obra de Fernando Pessoa - Com Inês Pedrosa (Presidente da Casa Fernando Pessoa - Lisboa)
Local: A DEFINIR
Horário: 10h às 12h
 
14h – Segunda Conferência “Literatura e Futebol” com Roberto DaMatta (Brasil). Palestrantes: Ondjaki (Angola), João Moreira (Portugal) e Alex Medeiros (Brasil);
18h – Apresentação do espetáculo “Teia” com o Ballet da Cidade do Natal;
19h – Show da cantora LIZ ROSA.
Local: Teatro Alberto Maranhão
 
Quarta-feira, 17 de outubro de 2012
 
Atividade Paralela:
Palestra sobre “Novas literaturas de expressão portuguesa” Com Ondjaki (Angola) e Germano de Almeida (Cabo Verde).
Local: A DEFINIR
Horário: 10h às 12h
 
15h – Terceira Conferência “Literatura Oral e Tradicinal” com Mia Couto (Moçambique). Palestrantes: Paloma Amado (Brasil), Germano de Almeida (Cabo Verde) e Ana Maria Cascudo (Brasil);
18h30min – Apresentação do Folia de Rua em Homenagem ao Centenário de Jorge Amado;
19h – Show da cantora CAMILA MASISO.
Local: Teatro Alberto Maranhão
 
Atividade Paralela:
19h30min - Noite de autógrafo com Mia Couto (Moçambique)
Local: A DEFINIR
 
André Salustino

Nenhum comentário:

Arquivo do blog