Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Municípios elaboram plano do Rede Cegonha


 
 
Rogério Nunes

Mesmo com ausência de aproximadamente 50% dos secretários municipais de saúde da 6ª Regional  Patos, aconteceu nesta cidade no dia de ontem (terça-feira 11) reunião da CIR (Comissão Intergestores Regional), encontro que teve como pauta principal a discussão em torno da Rede Cegonha, programa federal que visa assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento de prénatal, da assistência ao parto e puerpério (período de seis a oito semanas pós-parto) e da assistência à criança até 2 anos de idade. 

Desse encontro saiu o cronograma de atividades para elaboração do plano municipal da Rede Cegonha dos municípios da jurisdição Patos, que será formado durante seis dias. A cada dia quatro municípios, com ajuda dos apoiadores da 6ª GRS, vão definir diretrizes que mapeiem suas necessidades e como  vão trabalhar a rede cegonha, que infraestrutura e profissionais vão gerir o programa.

Nesta quarta foi trabalhado o plano dos municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas e Catingueira. Amanhã, quinta-feira 13, Condado, Emas, Junco do Seridó e Mãe D’Água. Nesta sexta será a vez de Malta, Maturéia, Passagem e Quixaba. As reuniões retornam na segunda-feira com Salgadinho, Santa Terezinha, São José de espinharas e São José do Bonfim. Nos dias seguintes, terça-feira, será a vez de São José do Sabugi, Várzea, Vista Serrana e Teixeira e quarta-feira Desterro, Patos, Santa Luzia e São Mamede.

O diretor da Maternidade Peregrino Filho, Rogério Nunes, durante a reunião, fez uma explanação do que a Maternidade pode oferecer no plano regional para a Rede Cegonha. A Peregrino Filho, hospital referência de alta complexidade, considerada a mais moderna do interior nordestino, com duas UTIs em funcionamento, materna e neonatal, serviço de mamografia, Banco de Leite, com sala de porcionamento, de onde saem as porções já devidamente definidas pelas nutricionistas para os bebês, deverá receber no próximo ano, um centro de parto normal, que será construído em anexo às suas instalações. 

A Maternidade de Patos será referência de Rede Cegonha para toda a 3ª Macro de Saúde, que compreende as regiões de Patos, Princesa Isabel e Piancó. Também atenderá pacientes das áreas de Sousa e Cajazeiras. Patos deve receber no próximo ano uma casa da gestante, que acolherá as mulheres que aguardam o nascimento de seu filho, o que dará maior conforto e segurança às futuras mamães.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog