Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Reunião em Patos discute Influenza H1N1


 
 
Equipe técnica da SES - Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância e Saúde, esteve em Patos na tarde desta quarta-feira 12 reunida com representantes dos núcleos hospitalares, farmacêuticos e coordenadores de vigilância das Gerências Regionais de Saúde, para discutir e repassar informações, especialmente à rede hospitalar e à atenção básica, sobre os cuidados que o profissional de saúde deve ter diante um caso suspeito de influenza. Esse trabalho vem sendo construído com o Ministério da Saúde desde o ano passado. 

Bernadete Moreira, gerente de operacional de Vigilância Epidemiológica da SES falou também sobre o caso de um paciente de Piancó que teve passagem pelo Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro com suspeita de estar infectado com o vírus H1N1. Explicou que houve a coleta de material para análise em laboratório no Pará, que é referência para confirmação dos exames do Lacen PB e que aguarda para o próximo final de semana os resultados.

Com relação às pessoas que tiveram contato com o paciente, disse que a Secretaria de Saúde de Piancó vem fazendo um trabalho de acompanhamento, de orientação, seja na residência, na escola em que ele estuda. “Uma questão maior que o Ministério da Saúde está trabalhando junto com secretários de estados e municípios é que gripe precisa ser tratada como uma doença. Não como essa banalidade que costumamos ouvir: toma antitérmico, toma chazinho que fica bom. A gente sabe que algumas pessoas podem ter complicações e nesses casos precisamos ter um tratamento adequado”, enfatizou Bernadete. 

Além de Bernadete fizeram parte da equipe da SES na visita a Patos, Renata Nóbrega, que apresentou o novo protocolo para H1N1, ficha de notificação, da prescrição e solicitação de medicamentos junto a SES, e Eloneide Correia, que explicou, na prática, o procedimento correto na coleta de secreção para análise laboratorial.

No cenário da implantação do novo protocolo, fichas de notificação da gripe H1N1, a meta é socializar as informações com todos os profissionais de saúde. A SES, junto com a 6ª Gerência Regional de Saúde está articulando para os próximos dias uma reunião com médicos, diretores clínicos hospitalares para trabalhar o tema.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog