Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Câncer de mama: troque o medo pela coragem


Dra. Maria Goreti do Nascimento Andrade*
 
A partir desse 1º de outubro, realiza-se em todo o mundo mais uma campanha Outubro Rosa, movimento que desde 2000 serve de instrumento de alerta e conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A doença é um problema de saúde pública mundial. E, no Brasil, não é diferente. Só neste ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer/INCA, no país serão registrados 52.680 casos novos de câncer da mama.
Por isso, tendo como tema "Câncer de mama. Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida. Olhe e sinta o que é normal e o que não é em suas mamas", neste primeiro de outubro, o Ministério da Saúde lançou uma campanha de mobilização e de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse evento faz parte do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama e do Plano Nacional de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.
Com esse acontecimento, disse Alexandre Padilha, ministro da saúde; pretendemos mostrar às mulheres o quanto é importante o diagnóstico precoce do câncer de mama. Desejamos reforçar as campanhas de orientações para que o exame de mamografia seja realizado com regularidade naquilo que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. E salientou: “Não se pode aguardar uma evolução que ás vezes é silenciosa como um tumor de mama, para se fazer um exame de mamografia quando possa já ter alguns sinais ou sintomas. Por isso a importância do exame de rastreamento independente da sintomatologia”.
Sem dúvida, o câncer de mama é o mais recorrente em todo o mundo. A idade continua sendo o principal fator de risco para essa enfermidade. Essa doença é mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de apresentar os sintomas. Mulheres com menos de 20 anos raramente têm este tipo de câncer.
Além da idade, existem outros são fatores bem estabelecidos, como os relacionados à vida reprodutiva (menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal), história familiar de câncer da mama e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama).
Por outro lado, a prevenção dessa doença ainda não é totalmente possível em razão da variação dos fatores de risco e das características genéticas da enfermidade. Até o momento, a mamografia, para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, é recomendada como método efetivo para detecção precoce. A amamentação, a prática de atividade física e a alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a um menor risco de desenvolver a doença. Acrescente-se a prática do autoexame de mama, que comprovadamente auxilia na prevenção.
 Mesmo com todos esses cuidados, infelizmente a taxa de mortalidade em decorrência do câncer de mama ainda é elevada no Brasil, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres, o que significa um número bastante alto. Para combater o avanço da doença, o Governo Federal deve investir mais de quatro bilhões de reais para ampliar e melhorar o atendimento aos pacientes.
Segundo o ministro da Saúde, uma das prioridades do Governo Federal é realizar oito milhões de mamografias até o final de 2012. São palavras do ministro da saúde: "Se nós atingirmos oito milhões de exames anuais, nós estamos cobrindo cerca de 65 % da população, que seria a população alvo da realização dos exames. Nós achamos ainda que nós temos que avançar cada vez mais para garantir um acesso de diagnostico precoce a nossas mulheres."
Ainda durante o anúncio da campanha de mobilização e de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama lançou o movimento Outubro Rosa 2012. Esse movimento é uma mobilização internacional criada para conscientizar as pessoas a realizar exames preventivos contra o câncer de mama. O governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização a partir de 2010.
Recomendação: a capital paraibana através de entidades públicas e privadas está mobilizando-se no sentido de promover mais uma campanha promissora nesse sentido. Será muito bom e saudável que as demais cidades paraibanas vistam-se de rosa neste outubro para chamar a atenção da população para um problema de saúde que requer o apoio de todos em seu enfrentamento, pois só assim far-se-á jus ao slogan: “Câncer de mama. Procure. Troque o medo pela coragem”, que já vem sendo anunciando com insistência em João Pessoa.
* Dra. Maria Goreti do Nascimento Andrade – Enfermeira-Sanitarista, Mestra em Saúde Pública, Terapeuta Comunitária e professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog