Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Empresários e gestores públicos discutem compras governamentais durante Fomenta Paraíba


Evento, que espera ampliar em 20% a participação das micro e pequenas empresas nas compras pública, será realizado nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31) 

Cerca de 400 empresários de todo o Estado se reúnem nesta terça (30) e quarta-feira (31) em João Pessoa para receber orientações e capacitações na área de compras governamentais durante a primeira edição do Fomenta Paraíba. Durante o evento, os empresários terão a oportunidade de apresentar, durante Rodadas de Negócios, produtos e serviços a compradores públicos, como instituições públicas federais, estaduais e municipais, que também irão expor suas principais necessidades de compras.

A proposta do Fomenta Paraíba é estimular a participação das micro e pequenas empresas (MPE) nas aquisições públicas, que é um mercado com grande potencial para os pequenos negócios. A Paraíba possui cerca de 112 mil pequenos negócios (micro e pequenas empresas e empreendedores individuais), que representam em torno de 97% do total de empresas do Estado. “Apesar de ser um dos estados com maior proporção de pequenas empresas que vendem ao governo, a participação de empresas paraibanas nos processos ainda é prejudicada pelas limitações dimensionais, desinformação, despreparo técnico e gerencial e ainda por resistências culturais. Com o evento, esperamos ampliar em 20% a participação das MPE nas licitações e pregões”, destacou a gestora do Fomenta Paraíba e analista do Sebrae Paraíba, Germana Espínola.

Todas as atividades que serão realizadas durante o Fomenta objetivam esclarecer e oferecer condições para que as empresas se habilitem ao processo. “Além das Rodadas de Negócios que irão reunir empresas de 11 segmentos e compradores públicos, serão promovidos painéis de oportunidades, seminários, palestras e oficinas. Todas as atividades são focadas em apresentar aos empresários conhecimento técnico sobre as compras governamentais como também mostrar aos gestores públicos os potenciais de produtos e serviços das micro e pequenas empresas”, disse a gestora.

Além de identificar a demanda do mercado e adaptar produtos de acordo com a necessidade do comprador, o Fomenta Paraíba também vai estimular a regulamentação e implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece, entre outras medidas, exclusividade para o segmento nas compras de até R$ 80 mil; subcontratação pelas maiores empresas vencedoras de licitações públicas em até 30% do valor licitado; e cotas de até 25% nas compras de bens e serviços de natureza divisível, como material de escritório.

No setor privado, o Fomenta Paraíba é voltado para empresários de micro e pequenas, que já vendem ou pretendam vender para o Governo. Já na esfera pública, o evento pretende reunir gestores da União, estados, e municípios, de empresas estatais, superintendentes e diretores administrativos, compradores públicos, pregoeiros, procuradores, diretores de compras públicas dos municípios.

A participação no Fomenta Paraíba é gratuita. Para se inscrever basta acessar o site  www.fomentapb.com.br, onde está a programação completa do evento. O Fomenta Paraíba será promovido no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. O evento é uma parceria entre o Governo Federal, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, e o Sebrae Nacional. Na Paraíba, o evento é realizado pelo Sebrae Paraíba e o Governo do Estado.

  
SERVIÇO

Evento
Fomenta Paraíba

Data
30 e 31 de outubro

Horário e local
30/10 - 19h - Solenidade oficial de abertura - Casa Roccia Recepções
31/10 - 08h às 18h - Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba

Inscrições e informações
www.fomentapb.com.br e 0800 570 0800


UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Nenhum comentário:

Arquivo do blog