Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 28 de outubro de 2012

Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa com 68,13% dos votos válidos

Luciano Cartaxo (PT) foi eleito neste domingo (28) prefeito de João Pessoa. Ele venceu o candidato Cícero Lucena (PSDB) neste segundo turno. O resultado oficial foi confirmado às 18h20 com o fim da apuração. O candidato do PT teve 68,13% dos votos válidos (246.581 votos).

O candidato Cícero Lucena (PSDB) ficou em segundo lugar na eleição. Ele obteve 115.369 votos, o que corresponde a 31,87% dos votos válidos.

Com a vitória de Luciano Cartaxo o PT vai governar pela primeira vez a capital da Paraíba. Na campanha, ele contou com o apoio do prefeito Luciano Agra (sem partido) e com participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inclusive esteve em um comício em João Pessoa.

No início da campanha Cartaxo não aparecia entre os favoritos à vitória. Na metade da disputa do primeiro turno ele passou a liderar as pesquisas de intenção de voto e acabou como o mais votado com 142.158 votos . Neste domingo ele aumentou sua votação em 104.423 votos.

Biografia
Luciano Cartaxo Pires de Sá nasceu em Sousa, no Sertão da Paraíba, e tem 48 anos. Formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, ele é casado e tem dois filhos. Atualmente exercendo o cargo de deputado estadual, Cartaxo iniciou sua carreira política em 1996 quando foi eleito vereador em João Pessoa.

Na Câmara Municipal conseguiu a reeleição por mais três mandatos, nas eleições de 2000, 2004 e 2008. Em 2006 concorreu como candidato a vice-governador de José Maranhão (PMDB), mas a chapa acabou sendo derrotada pela do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB). No ano de 2009, Cássio e seu vice, José Lacerda Neto (PSD), tiveram os mandatos cassados e Maranhão e Cartaxo assumiram a administração estadual.

Em 2010, após um impasse entre PMDB e PT, Cartaxo deixou a chapa de Maranhão, que concorreu à reeleição, e se lançou como candidato a deputado estadual. Ele foi eleito com 24.296 votos.

G1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog