Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Maternidade amplia coleta de leite e faz campanha por doação de recipientes




 
 
A Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos, que detém o título “Amigo da Criança”, vem ampliando a coleta de leite em seu lactário, consequência dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, a exemplo da abertura das UTIs Materna e Neonatal, Sala de Porcionamento, ampliação de leitos, que fazem dessa maternidade uma das mais importantes em alta complexidade do Nordeste.

Com o aumento da oferta de leite materno há a necessidade de armazená-lo. Por isso a iniciativa da equipe do lactário, formada por seis técnicas de enfermagem, duas enfermeiras e uma nutricionista, de lançar uma campanha através da qual a população pode doar vasilhames de vidro, a exemplo de depósitos de maionese e café solúvel, contribui para evitar o desperdício por parte das mulheres que têm o superalimento para o bebê em excesso, e trabalhar a importância também da amamentação.

Os vasilhames podem ser entregues no Banco de Leite Drª Vilani Kherle, na Maternidade, localizada na Rua Elias Asfora. “A gente tenta com essa ação aproximar mais a população da Maternidade e desse serviço tão importante para os recém-nascidos e para suas mães”, disse Silvania Rodrigues, nutricionista intensivista neonatal.

Além do gesto de carinho e amor essa captação do leite promove o aleitamento materno exclusivo, estimula as mães a manter a lactação no período em que os seus recém-nascidos estiverem impossibilitados de sugar ao seio; aumenta a captação de doadoras de leite materno e consequentemente o volume de leite disponível para o Banco de Leite.

Inaugurado em 1º de agosto deste ano pelo Governo do Estado, o lactário da Maternidade, que é sala de ordenha também, visa otimizar a captação e distribuição de leite humano para garantir nutrição adequada e segura para o recém-nascido internado na unidade hospitalar.

Como Hospital Amigo da Criança, a Maternidade Dr. Peregrino Filho trabalha intensamente na proteção contra doenças, desenvolvimento e fortalecimento do vínculo mãe-filho. O incentivo ao aleitamento tem sido fundamental nesse sentido.

Muitas vezes os bebês que estão internados e não podem ser amamentadas ao seio da mãe por prematuridade, doença e outras dificuldades relacionadas à amamentação, recebe os benefícios do leite materno da própria mãe ou de doadoras por meio de sonda ou por via oral.

Como funciona

Então é ai que entram os profissionais do lactário. Para a realização desse trabalho, inicialmente é realizada uma triagem dessas puérperas (mulher que pariu recentemente), seguindo critérios de inclusão: mãe de recém-nascidos que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), na canguru e  puérperas  saudáveis que têm boa produção de leite e desejam ser doadoras.

Após a triagem as mães são encaminhadas para sala de ordenha onde são orientadas sobre a importância da amamentação, doação de leite e como faz a ordenha manual. Em seguida o leite cru ordenhado é armazenado no lactário (Sala de Porcionamento). Já o leite ordenhado para doação é encaminhando ao BLH (Banco de Leite Humano) para posterior pasteurização.

O leite pasteurizado retorna ao lactário para distribuição aos recém-nascidos. Ambos os leites, cru e pasteurizado são distribuídos conforme a prescrição médica ou nutricional, sendo que o leite cru distribuído de forma exclusiva (da mãe para o seu próprio filho). A distribuição do leite humano pasteurizado segue os critérios de prioridades estabelecidos pela ANVISA, levando em consideração as necessidades de quem irá consumi-lo (recém-nascidos).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog