Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Médicos não participam de qualificação em Patos

Cerca de 60 médicos eram aguardados para participarem na manhã desta quarta-feira 10 de uma qualificação sobre Protocolo de Tratamento da Influenza, que aconteceria no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos. Marcaram presença apenas a equipe da SES – Secretaria de Estado da Saúde, que havia vindo da Capital para ministrar a capacitação, o gerente regional José Leudo Farias e as apoiadoras dos municípios. Nenhum médico justificou a ausência.

Ana Estela Pachá, chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis; Eleoneide Correia (LACEN) e o infectologista Francisco de Assis esperaram por cerca de três horas. Como não apareceu nenhum médico da rede hospitalar, público alvo, voltaram para João Pessoa.

Este ano foram notificados, segundo dados da SES, 22 casos de Influenza na Paraíba. Desse total, dois foram confirmados de H1N1 e dois de Influenza do tipo B. Foi registrado o óbito de um adolescente de 17 anos, recentemente, na cidade de Piancó. O objetivo dessa capacitação, já oferecida mês passado a representantes dos núcleos hospitalares, farmacêuticos e os coordenadores das 12 Gerências Regionais de Saúde da Paraíba, é de fortalecer a assistência para o agravo da doença, com tempo oportuno para a coleta, consequentemente notificação e tratamento, evitando-se assim o agravamento e óbitos.

Os médicos também receberiam maiores informações sobre o uso do medicamento Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu) e os novos protocolos do Ministério da Saúde sobre a conduta dos profissionais do acolhimento nos casos de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além de informações sobre o preenchimento da ficha de notificação.

A influenza é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva, coriza e rinite. Podem estar presentes diarréia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival.
O vírus influenza é transmitido facilmente de uma pessoa infectada para outra por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou durante a fala, além do contato das mãos com superfícies contaminadas. No Brasil, os vírus influenza predominantes são o Influenza A e o Influenza B. Os subtipos da influenza A que predominam são: o A/H1 sazonal, A/H3 sazonal e A (H1N1) pdm09.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog