Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Na Paraíba já foi apreendida este ano mais de meia tonelada de drogas

A Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba divulgou um balanço nesta sexta-feira (19) em que mostra que as polícias do Estado apreenderam, de janeiro a setembro deste ano, 503 quilos de drogas, entre maconha, crack e cocaína. O número é 60% maior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, em que foram apreendidos 312,9 quilos de entorpecentes.

Este ano, o destaque foi a apreensão de maconha que quase dobrou em relação ao mesmo período de 2011. Foram apreendidos 404,9 kg da droga nos três trimestres, enquanto em 2011,a polícia apreendeu 204,3kg. Além disso, foi registrada a apreensão cinco vezes maior de cocaína, que saltou de 979 gramas em 2011 para 5,8 kg em 2012. Também foram apreendidos de janeiro a setembro 92,3kg de crack.

Apenas durante a Operação Liberdade, iniciada no dia 31 de agosto, mais de 100 kg de maconha foram retirados de circulação e 25 pessoas presas por tráfico de drogas, entre elas, Esteves Williams da Silva, 49, conhecido como ‘Mago Lila’. De acordo com a delegada Maria da Solidade Sousa, que comandou os 180 policiais que participaram da operação, a Liberdade foi uma resposta da Polícia Judiciária à sociedade. “A partir do momento em que apreendemos drogas e tiramos traficantes de circulação também reduzimos os índices de outros crimes relacionados como os roubos e homicídios”, analisa.

Outra grande quantidade de maconha foi apreendida durante a Operação Eclipse, desencadeada também em agosto deste ano nos municípios de Pilar, São Miguel de Taipú e João Pessoa. Dez pessoas foram presas, algumas delas também acusadas de homicídios relacionados ao comércio de entorpecente. A ação foi planejada a partir de denúncias recebidas pela Delegacia de Pilar nas quais se informavam que a cidade seria rota de distribuição de drogas e armas no Estado. “Conseguimos tirar de circulação Sócrates de Sousa Neto, o ‘Sol’, acusado de tráfico de maconha, cocaína e crack na região”, comenta o delegado municipal, Rodrigo Pinheiro.

O titular da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, lembrou que o trabalho integrado das Polícias da Paraíba já tem como saldos positivos a diminuição de 7,1% do número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – e o aumento da apreensão de armas e drogas. “Essa é uma gestão focada em resultados, que criou um setor específico para fazer a aferição de números - o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) – e que semanalmente monitora e traça estratégias de combate à criminalidade, investindo em uma repressão cada vez mais qualificada”, destaca o secretário.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog