Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CIEP IV encerra atividades do Programa Mais Educação em Patos


Com a apresentação do espetáculo “Meu querido Sítio do Pica Pau Amarelo”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental CIEP IV Alfredo Lustosa Cabral/Aggeu de Castro, de Patos (PB), realizou, na tarde desta quarta-feira (21), o encerramento das atividades do Programa Mais Educação.

O evento reuniu os cento e quinze alunos da unidade de ensino, localizada no bairro alto da Tubiba, Zona Sul, que atende da pré-escola ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino. Por meio do Programa Mais Educação, os alunos desenvolvem diversas atividades no contraturno de seu horário de estudo. No CIEP IV, o objetivo é educar por meio da arte, possibilitando ao aluno sua participação na sociedade e questionando os valores estabelecidos na sua realidade.

“Esses alunos têm a oportunidade de aprender outras atividades que servem no complemento do fazer pedagógico dos estudantes, e isso estimula o fator de senso crítico, das habilidades, adquire uma percepção maior de conhecimento e o reforço escolar acima de tudo com a adesão do Mais Educação que proporciona tudo isso”, explicou a gestor, Antônio Bezerra de Lima.

Segundo a coordenadora do programa Mais Educação na escola, professora Suênia Davi, houve um resultado positivo com os alunos com a realização de atividades do programa. “Foi feto com muito sucesso. Os alunos estavam bem interagidos, principalmente no projeto do Sítio do Pica Pau Amarelo, onde se trabalhou a leitura, porque a leitura hoje ela tem que ser prazerosa”, contou.

Participaram também do evento a Secretária Municipal de Educação, Adalmira Marques Cajuaz, a Secretária-Adjunta, Rita de Cássia, e a Coordenadora do Programa Mais Educação no município de Patos, Conceição Carreiro.

Para a secretária Adalmira Marques, o Programa Mais Educação é o complemento para a qualidade do ensino que é oferecido pela Prefeitura de Patos aos alunos matriculados na rede municipal de ensino. “O Mais Educação era o algo a mais que faltava nas escolas, onde às crianças estão tendo a oportunidade de mostrar suas habilidades, destacando também o trabalho da direção da escola, dos professores, dos oficineiros, bem como, dos pais dos alunos que estão mais presentes na escola e na vida dos seus filhos”, disse a secretária Adalmira.

Já a secretária-adjunta, Rita de Cássia, destacou o crescimento do CIEP IV com a implantação das atividades do Programa Mais Educação. “Está de parabéns a escola pelo crescimento com a participação das crianças e da comunidade. A gente percebe que eles perderam o medo de participar das atividades, e isso demonstra que cresceram em todos os sentidos”, finalizou Rita.

A coordenadora do Mais Educação no município de Patos, Conceição Carreiro, mostrou-se feliz com o resultado das oficinas desenvolvidas na escola. “Eu vejo como um grande presente para essa comunidade, e hoje nós estamos felizes com a apresentação de todos os alunos que souberam aproveitar bem o que o programa ofereceu durante o ano letivo de 2012”, comentou Conceição.

O projeto “Meu querido Sítio do Pica Pau Amarelo”, foi idealizado pela professora da Oficina de Letramento, Keilane da Silva brito. “Pra mim foi uma satisfação imensa de fazer esse projeto porque eu vejo que a literatura infantil contribui para o aprendizado da criança”, concluiu Keilane. 

Sobre o Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O projeto atende hoje na Escola Municipal de Ensino Fundamental CIEP IV Alfredo Lustosa Cabral/Aggeu de Castro, cerca de 100 crianças em turno integral, oferecendo-lhes oficinas de Letramento, Radio Escola, Fotografia, Dança e Flauta.  Outro projeto de destaque na escola é o Infância Cidadã da Associação francessa ESSOR, que proporciona novos conhecimentos e competências para crianças e adolescentes que vivem nas regiões mais afetadas pela pobreza, pelo analfabetismo e pelo desrespeito aos direitos humanos fundamentais.
 
Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog