Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 3 de novembro de 2012

Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem faz reunião com bispos do Agreste e Sertão




Na manhã da última quinta-feira (01), o coordenador do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, expôs em Serra Talhada, com representantes do Comitê, ações emergenciais e estruturadoras executadas pelo Governo do Estado para conviver com a estiagem prolongada, a maior dos últimos 40 anos, em Pernambuco.
A reunião foi resultado do encontro dos bispos pernambucanos com o governador Eduardo Campos que solicitou a apresentação das ações à Igreja. O Comitê realiza reuniões todas as segundas-feiras e esta foi uma reunião extraordinária para mostrar esse monitoramento aos bispos.
As medidas foram apresentadas aos bispos diocesanos de Pesqueira, Dom José Luís, de Salgueiro, Dom Magnus Henrique, de Afogados da Ingazeira, Egídio Bisol, Dom Manoel dos Reis de Petrolina, além de membros de Organizações Não-Governamentais. Todos os encaminhamentos serão tratados pelo Comitê que levará o que foi discutido para resoluções no âmbito dos governos Estadual e Federal.  Estavam presentes o prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro e o deputado estadual, Manoel Santos.
O secretário Ranilson Ramos disse que os efeitos da estiagem atingem a 1,2 milhão de pessoas em Pernambuco. São 122 municípios em estado de emergência. Na assistência às famílias, no atendimento emergencial de água, 1,5 mil carros-pipa contratados pelo Estado e Exército. Os caminhões contratados pelo governo estadual estão sendo monitorados por GPS. “Esta é uma medida pioneira na história do País, executada em parceria com a sociedade civil por meio dos Conselhos Municiais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)”, destacou. O Governo também iniciou a distribuição de 25 mil caixas d’água para as comunidades remotas que não tem cisterna e não tem como armazenar água. Elas ainda estão recebendo 160 mil filtros para tratar a água.

Enviada por Pe. Sebastião Gonçalves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog