Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Curso capacita para administração de medicamentos

 
 
 
Casos de erros na administração de medicamentos surgem a cada dia, não apenas no Brasil, mas no mundo, causando prejuízos para a saúde dos usuários. Em face dessa realidade preocupante mundialmente, o Governo do Estado, Instituto Social Fibra e o Instituto Educacional de Ensino (CEAG) estão oferecendo mais uma capacitação ao corpo de enfermagem da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos.

Essa estratégia de educação continuada acontece no auditório de Odontologia das FIP – Faculdades Integradas de Patos, tendo como facilitadora Rita Lopes. Considerações éticas e questões legais, tanto civis, quanto o direto do paciente, deveres do profissional, falhas por omissão, preguiça, falta de conhecimento, o código de ética da enfermagem, farmacologia, dosagem correta, cálculo de medicamentos e principais problemas existentes mundialmente no tocante a erros de prescrição e administração. Esses são alguns temas trabalhados com as duas turmas, hoje e amanhã, sábado, inscritas na qualificação.

Rita Lopes falou da importância que tem sido esse trabalho continuado de capacitação pela Maternidade Peregrino Filho. Considerou que houve avanços nos últimos meses na qualidade de serviços oferecidos pela Maternidade. Augusto César, do Instituto Estuda Brasil (CEAG), explicou que há uma exigência do Governo Federal para que haja essa capacitação continuada na saúde, devido às modificações, novas tecnologias para melhor atender o ser humano.

César disse que o Estado, Instituto Fibra e o CEAG estão trabalhando para ampliar essa capacitação e anunciou para o período de 16 a 20 de dezembro, uma semana de qualificação, dois dias em Patos, dois em Taperoá e um em Guarabira, nos hospitais administrados pelo Instituto Fibra em parceria com o Estado. Acrescentou que a intenção é realizar esse trabalho em todos os municípios que tenham unidade de Saúde da Família, independente de quem as administre. “A partir de janeiro daremos início à capacitação dos médicos, pessoas mais especializadas”, acrescentou.

Para o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo, o Estado vem dando grande importância à qualificação profissional, citando uma série de cursos técnicos e de especialização oferecidos pelo Cefor – Centro Formador de Recursos Humanos, a exemplo dos técnicos em hemoterapia, Enfermagem, Vigilância em Saúde, Saúde Bucal e Formação Técnica do ACS (primeira etapa), além de três especializações, em parceria com a Fiocruz e universidades federais da Paraíba e de Minas Gerais, com mais de 2300 alunos de 165 municípios paraibanos beneficiados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog