Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Detran treina pessoas com deficiência para integrar quadro de servidores

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu início, nesta terça-feira (13), ao treinamento das 60 pessoas com deficiência que vão integrar o quadro de servidores do órgão por meio de um convênio firmado com  a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e Associação de Deficientes e Familiares (Asdef).

Em princípio, foram oferecidas 41 vagas para João Pessoa e 19 para Campina Grande. De acordo com os cargos, as vagas oferecidas foram: 10 para atendente e recepcionista com noções em Libras (sendo 8 para João Pessoa e 2 para Campina Grande);  30 para atendente e recepcionista (19 para João Pessoa e 11 para Campina Grande) ; 20 para digitador e digitador de documentos ( 14 para João Pessoa e 6 para Campina Grande).

O preenchimento das vagas foi feito através de inscrições realizadas junto ao Sistema Nacional de Emprego Estadual (Sine-PB) para as unidades do Detran em João Pessoa e Campina Grande.

O treinamento, oferecido pela Seção de Seleção e Desenvolvimento do Detran, no auditório da Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran em Mangabeira, prossegue até o dia 22. Já para as pessoas contratadas para trabalhar na 1ª Ciretran , em Campina Grande, o treinamento será iniciado na próxima semana.

Durante a capacitação, que também é ministrada em libras, os contratados receberão noções básicas de relações humanas e ética no trabalho, além de conhecer a rotina administrativa dos setores nos quais irão atuar, como Divisão de Registro de Veículos e Divisão de Habilitação. A partir do dia 22, eles participarão de treinamento prático nos setores nos quais serão lotados.

No primeiro dia do treinamento, muitos dos contratados deram depoimentos sobre a emoção de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Muitos deles chegaram ao Detran para assumir o primeiro emprego e encontraram maneiras emocionantes de agradecer pela oportunidade.

Eles expressaram a gratidão em forma de música, poemas, desenhos e depoimentos que emocionaram os servidores efetivos do Detran responsáveis pelo treinamento.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a contratação, além de suprir a necessidade dos servidores para ampliar e agilizar o atendimento ao público, faz parte da política de inclusão social das pessoas com deficiência adotada pelo Governo do Estado.

O Superintendente também destacou que, “além de inserir no mercado do trabalho pessoas com deficiência, as contratações vão facilitar o atendimento aos usuários com deficiência, a exemplos das pessoas surdas que encontrarão nos principais setores do Detran atendentes e recepcionistas com formação em libras”.

Rodrigo Carvalho adiantou que o número de vagas oferecidas pode aumentar em 2013.

Valorização – Na atual administração, o Detran vem adotando uma política permanente de valorização dos servidores, oferecendo cursos de capacitação, em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), que permitem a progressão funcional que representa reajustes salarias que chegam a 30%.

Foram quitadas todas as diferenças de progressões funcionais que estavam em atraso desde 2008. O montante chegou a 1 milhão e 300 mil reais e beneficiou cerca de 350 servidores, em todo o estado.

Só na última sexta-feira (9), 70 servidores lotados nas unidades do Detran no Sertão concluíram o curso oferecido na cidade de Sousa.

O Detran também implantou o Abono Permanência Previdenciário para  que os servidores que já adquiriram o direito à aposentadoria e continuam trabalhando tenham os valores com a previdência custeados pelo órgão.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog