Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres é comemorado em Mãe D’Água


 
O município de Mãe D’Água, localizado na região de Patos, trabalha durante toda essa semana vasta programação em comemoração ao Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres (25 de novembro). Palestras, exames de mama, exames citológicos, agenda para mamografia, atividades com idosos, panfletagem nas escolas são algumas das atividades realizadas com a população.

O evento, A Paz no Lar, a Paz no Mundo, acontece numa parceria das secretarias municipais de educação, saúde e assistência social, com apoio da 6ª Gerência Regional de Saúde. Nesta quarta-feira, no auditório Professora Lucinda Justos, aconteceu palestra sobre câncer de mama, com o mastologista e cirurgião geral, Thiago Pereira.

Ele explicou para o público feminino presente, desde a anatomia da mama, importância da prevenção e como deve ser feita, desde o exame pela própria mulher, passando pelo atendimento no PSF e acesso ao exame de mamografia. Thiago incentivou as mulheres a buscarem o exame de mamografia, que hoje a Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos oferece em média 500 por mês, bastando o município agendar junto à 6ª GRS.

O mastologista também deu ênfase às estatísticas que apontam que só este ano devem ocorrer 52.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. A projeção é que no próximo ano (2013) os números cresçam para 60 mil novos casos, dado que preocupa muito e por isso ser de suma importância que todas as mulheres façam a prevenção. “Hoje as mulheres brasileiras se preocupam mais com a estética da mama, que com a prevenção do câncer de mama. Só para se ter idéia, no Brasil são realizadas, em média, 1.200 cirurgias plásticas por dia”, comentou. 

A apoiadora da 6ª GRS, Yanna Carla explicou que o Governo da Paraíba alerta os municípios do Sertão para que busquem referenciar o serviço de mamografia com a Maternidade de Patos. A oferta tem sido sempre superior à demanda. “É um exame que identifica precocemente o câncer, num momento que é possível a cura”, disse.

A secretária de saúde de Mãe D’Água, Maria da Glória Leite, falou do trabalho que vem sendo desenvolvido com as mulheres da localidade no tocante à prevenção ao câncer de mama, através de ações conscientizadoras, com incentivos ao autoexame, além de agendar a mamografia, agora com a disponibilização por parte do Governo do Estado desse exame, na Maternidade Peregrino Filho, de Patos. De acordo com dados do município, de cerca de 400 mulheres têm idade para a mamografia, 100 já fizeram. A relação das mulheres é enviada para a 6ª GRS, que se encarrega de fazer a agenda na Maternidade.

Ainda existe resistência por parte de algumas mulheres de Mãe D’Água em relação à mamografia. O medo é um dos motivos, mas profissionais de saúde do PSF estão fazendo a orientação e recebendo a adesão delas. “O município garante o transporte e uma técnica de enfermagem para acompanhá-las até a Maternidade, dando maior segurança e confiança a elas”, explicou Glória. 

A programação do Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres nesta quinta-feira 22 com capacitação para os profissionais de saúde sobre: Atendimento à mulher violentada e na sexta-feira seminário contra a violência, tendo como ministrante Joana Darc Barbosa, perita do IPC e ex-delegada da Delegacia da Mulher de Patos. 

Marcos Eugênio



Nenhum comentário:

Arquivo do blog