Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Patoense é homenageada nos dez anos da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras-PB



A professora universitária Maria Goreti do Nascimento Andrade, Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba, foi uma das homenageadas pelos serviços prestados como ex-coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Maria, da cidade de Cajazeiras, Instituição de Ensino Superior que neste mês completou dez anos de funcionamento, havendo demonstrado sua diretoria competência, habilidade e experiência no campo da gestão em ensino superior. A prova disso é que em pouco tempo deu uma enorme contribuição para o desenvolvimento do ensino superior do Sertão e Alto Sertão paraibano.

Sobre o assunto a Dra. Goreti Andrade assim se pronunciou: “Quando fomos trabalhar na Faculdade Santa Maria, buscamos fazer o melhor. Do que ali plantamos pode-se até, nesses dez anos, não se constituir numa grande obra, mas será visível como um exemplo de enorme esforço e vontade. Fizemos amizades com a direção, professores, alunos e funcionários. Agora vem esse reconhecimento espontâneo e sincero de todos que fazem a família Santa Maria. Que prêmio maior haveríamos de desejar? Esse é o maior título. Pois, o maior prêmio de nós humanos é permanecermos vivos na memória e no coração daqueles a quem amamos. 

Hoje somos homenageados e ficamos felizes, pois sabemos perfeitamente que esse prêmio traduz o bom trabalho, a boa ação e o bom sentimento que sempre buscamos repartir com todos os auxiliares. Ninguém vence sozinho. O trabalho coletivo tem mais significação, por isso mesmo dividimos essa homenagem com todos que acreditaram e ajudaram nossa gestão a trilhar o caminho correto da evolução das ciências, da cidadania e da eticidade.

Lembro que em uma reunião de Departamento comparei a Faculdade Santa Maria com a lenda do Bambu Chinês que diz (peço permissão para ler): “Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. É que durante esse tempo, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, porém uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que está sendo construída e se estende vertical e horizontalmente pela terra. Então, no final do quinto ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros”. 

O escritor Covey resumiu assim essa lenda: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará, e com ele virão o crescimento e as mudanças que você jamais esperava"

Na verdade, o bambu chinês ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos. Como educadores, em nosso trabalho cotidiano, que se constitui em um projeto fabuloso, que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. 

Nesses dez anos, vemos que a Faculdade Santa Maria está sedimentada como o bambu chinês, cuja essência pode ser traduzida nesse pensamento extraído de tão linda história. “É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão”.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog