Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Patos registra uma morte a cada 5 dias e 7 horas


Com 58 homicídios registrados no ano de 2012 e média de 5,32 dias, o município de Patos registra uma morte a cada 5 dias, 7 horas e 20 minutos, segundo dados divulgados pelo  Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE.

As informações contabilizam os homicídios praticados até o último domingo, 04, quando foi registrada a morte de Luan Ferreira da Silva, 24 anos, morto a tiros na Rua Pedro Moura, bairro da Vitória, data em que eram transcorridos 309 dias do ano.

A média do ano de 2012 está superior a 2011, quando a cidade registrou 61 homicídios e terminou o ano com a média de uma morte a cada 5,98 dias, o que corresponde em tempo, a uma vida ceifada a cada 5 dias 8 horas e cinco minutos de intervalo.

Segundo a polícia, a maioria dos crimes praticados em Patos, tem ligação com o tráfico de drogas, muitos deles com característica de acerto de contas.

Em relação a morte de Luan, a Polícia Civil continua procedendo as investigações, mais até o momento ninguém foi preso. Qualquer denúncia poderá ser apresentada através do Disque Denúncia 197.

Ministério Público pode determinar o fechamento de bares e restaurantes em Patos

Visando conter a onda de violência que assola a Capital do Sertão, o Ministério Público Estadual em conjunto com as polícias Civil e Militar, está estudando a necessidade de determinar o fechamento de bares e restaurantes após as 10 horas da noite em Patos.

De acordo com a promotora Edvani Saraiva, representante do Ministério Público em Patos, para a medida vir a acontecer, o órgão levará em consideração um levantamento que será fornecido pelas polícias, levando em conta os casos de crimes contra a vida, que envolvem homicídios e tentativas de homicídio na cidade de Patos.

A medida pode acontecer mediante a frequente ação de grupos criminosos, que semanalmente está vitimando vidas na cidade de Patos.

Edvani Saraiva considerou que os índices de violência na cidade de Patos estão altos, o que torna necessário uma ação dos poderes competentes para conter a ação dos bandidos. “Sabemos que o problema não é só em Patos, mas temos de cuidar da nossa casa”, disse a promotora.

Com base em informações da polícia, Edvani considerou como principais vítimas dos homicídios praticados na cidade, detentos nos regime Aberto, Semi-Aberto ou em Liberdade Condicional. “São as classes mais baixas que precisam de proteção da justiça, e por isso, temos que agir”, afirmou.

Segundo o Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, a média de homicídios no ano de 2012, que já registrou 58 assassinatos é de 5,32 dias até o momento, o que representa uma morte a cada 5 dias sete horas e 20 minutos.

Os números superam a média do ano de 2011, quando a cidade registrou 61 homicídios e terminou o ano com a média de uma morte a cada 5,98 dias, o que no intervalo de tempo, corresponde a uma vida ceifada a cada 5 dias 8 horas e cinco minutos.

De acordo com o INPPE, caso a média de homicídios continue a mesma em Patos, o município poderá registrar 69 assassinatos até 31 de dezembro, o que significaria 8 mortes a mais que em 2011 e um crescimento de 13,11% no índice de violência na cidade.

Segundo a promotora, tão logo termine o levantamento dos dados, as autoridades estarão se posicionando sobre o assunto.

Genival Junior

Nenhum comentário:

Arquivo do blog