Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 24 de novembro de 2012

SARAU LITERÁRIO: Projeto Revisitando os Saberes beneficia alunos de escola de Mãe d’água



O Projeto Revisitando os Saberes, instituído ano passado pelo governo da Paraíba na rede de ensino, que visa no contraturno de alunos do 4º ao 9º ano, fortalecer a aprendizagem nas disciplinas Português e Matemática, foi intensificado no último dia 31 de outubro pela direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Mãe d’Água-PB, com a realização do Sarau Literário. De acordo com Antonia Raimunda de Lucena Barros, 54, diretora da escola, “O objetivo principal desse evento foi familiarizar o aluno com a linguagem poética, para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar seus próprios poemas”. Observou.

O Sarau Literário mudou a rotina da escola que foi transformada em um “Bar Literário” onde os alunos puderam degustar, e até se inebriar, com os mais variados títulos de autores consagrados e atuais. Os poetas locais, a exemplo de Edisío Soares, 72, (bisneto do grande poeta Romano da Mãe d’Água), e Antonio mota da Silva, 42, um intransigente defensor da literatura de cordel, foram destaques nessa ação literária. “Eles representam a poesia viva do nosso município e isso ficou explicitado nas declamações de seus trabalhos que destacam principalmente as belezas naturais dessa terra”. Lembrou Sueleide Castro, Coordenadora Regional do projeto Revisitando Saberes. O professor Erivar Azevedo, 42, e a Secretária de Cultura e Desporto do município de Mãe d’Água, Rosana Leão, 35, também contribuíram fazendo recitais.

Quem prestigiou o Sarau Literário da E.E.E.F.M de Mãe d’Água se encantou logo na entrada do educandário ao ter que passar pelo “Caminho Literário” sinalizado por pedras e estrofes do poema: “Uma pedra no caminho” de Carlos Drummond de Andrade. Para as monitoras Rozangela Lucena (professora de português) e Horiana Campos (de matemática), além de propiciar um ambiente favorável para que os alunos da escola pudessem viajar no mundo mágico da leitura, o Sarau propiciou ainda momentos de descontração com a apresentação de dramatizações encenadas pelos estudantes a partir do que viram nos livros, representação de poemas através da pintura, e outras atividades relacionadas. “O Sarau terminou com uma exposição das atividades trabalhadas durante o evento com a participação dos pais de alunos e demais convidados”. Finalizou a professora Ronzangela Lucena.

Segundo a diretora Antonia Raimunda de Lucena Barros, o Sarau Literário ultrapassou todas as expectativas dos organizadores, tanto que a direção da escola já trabalha a ideia de uma segunda versão. “A leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta. Quanto mais um indivíduo lê mais integrado com o seu meio estará. E apenas isso justificaria todo nosso empenho na realização de uma nova edição desse evento.” Finalizou Raimunda.

Alexandre Barros.
Funcionário da Escola

Nenhum comentário:

Arquivo do blog