Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sebrae firma parceria com Universidade de Valência para desenvolver região Nordeste


Capacitação de técnicos teve início nesta segunda (5), em João Pessoa, com professores da instituição espanhola
 
Uma atividade econômica consolidada, integrada e sustentável pode mudar a realidade de um território. Foi a partir dessa ideia que o Sebrae firmou convênio com a Universidade de Valência, na Espanha, para construir métodos e instrumentos que desenvolvam a região Nordeste do Brasil. O programa “A visão sustentável do desenvolvimento” contempla os nove Estados do Nordeste, capacitando diretores e analistas técnicos dos Sebraes, visando a construção de ações que gerem desenvolvimento à região. Até sexta-feira, 9, cerca de 30 desses técnicos se reuniram em João Pessoa, com professores espanhóis, para iniciar a capacitação.

“A região de Valência, na Espanha, tem características similares ao Nordeste brasileiro, como um clima seco. Esse intercâmbio de informações será muito importante para termos uma visão estratégica e identificarmos as oportunidades de desenvolvimento da nossa região a partir de dificuldades climáticas, por exemplo”, explicou o diretor técnico do Sebrae Paraíba e coordenador nacional do programa, Luiz Alberto Amorim. A região de Valência tem uma forte

Para o professor da Universidade de Valência e diretor do Instituto de Desenvolvimento Local, Joan Noguera, essa troca de experiência é bastante positiva para os dois países. “O Sebrae é uma instituição que tem visão estratégica e capacidade de implementar os pensamentos teóricos e colocá-los em prática. O Nordeste brasileiro tem problemas similares à região do Mediterrâneo e podemos aprender com os erros e acertos de cada um”, destacou o professor. Ele e o também professor Joan Del Acazar serão responsáveis pelo repasse de conteúdo durante esta semana, em João Pessoa.

O trabalho em parceria do Sebrae com a Universidade de Valencia teve início em maio deste ano, com a assinatura do convênio. A partir daí, dirigentes dos Sebrae dos estados nordestinos fizeram visitas técnicas à região de Valencia, em julho. Agora em novembro, teve início a capacitação técnica com os mesmos dirigentes, além de analistas técnicos. Participam dessa segunda fase do programa de três a cinco analistas de cada estado do Nordeste. Na próxima sexta-feira haverá ainda uma visita técnica á região de Areia (PB), com exemplos de produção associada ao turismo e desenvolvimento. “Teremos essa fase preparatória no Brasil, depois conteúdo on-line e, posteriormente, a visita técnica à Espanha, no ano que vem”, disse Luiz Alberto.

“Essa é mais uma iniciativa do Sebrae que visa colocar em prática ações que contribuem com o desenvolvimento territorial. Vimos em Valencia a empolgação das pessoas com atividades econômicas que melhoraram suas vidas, sua região. Podemos aprender e introduzir essas ações aqui também”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba, Mário Borba.

O professor Joan Del Acazar também comemorou a parceria. “O nosso futuro depende da capacidade de pensarmos juntos. Vamos trabalhar juntos para que possamos desfrutar dos melhores benefícios”, finalizou.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Nenhum comentário:

Arquivo do blog