Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

TCU constata rombo em fundação da UFPB

Um rombo de R$ 2 milhões levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a suspender o repasse de recursos federais para a Fundação José Américo, órgão ligado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo o TCU, foram usados recursos federais depositados em contas específicas de convênios para pagamentos a empresas fornecedoras de gêneros alimentícios. As irregularidades foram cometidas pelo ex-diretor da Fundação Eugênio Pacceli Trigueiro Pereira.
 
“O que se percebeu foi a corriqueira retirada de contas específicas de convênios e o não regresso às contas de origem”, diz o relatório do TCU. O próprio Eugênio, responsável pelos pagamentos, afirmou que “os pagamentos dos gêneros alimentícios foram efetuados mediante transferências de recursos de convênios e contratos para a conta da Fundação para cobrir essas despesas”.
 
Para a auditoria do TCU, “esses desembolsos em favor de fornecedores de produtos alimentícios têm todos os indícios de serem fictícios, haja vista que não se sabe o destino dos produtos”. Os próprios servidores ouvidos pela auditoria informaram que a Fundação não tem com a UFPB contrato para fornecimento de gêneros alimentícios.
 
Com base nas informações dos auditores, o ministro José Jorge expediu medida cautelar a fim de determinar que a Universidade Federal da Paraíba suspenda de imediato o repasse de recursos federais para a Fundação José Américo. “O que se apurou é a recorrente retirada de recursos das contas bancárias específicas para abastecer a conta da fundação e permitir pagamentos estranhos à finalidade de qualquer dos convênios em execução”, disse o relator do processo.
 
 
 
 
Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog