Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 23 de dezembro de 2012

6ª Gerência de Educação conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos


A 6ª Gerência Regional de Educação – 6ª GRE, localizada em Patos, sob o gerenciamento do professor Luiz Carlos Gomes Barreto Gabi, conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), na categoria I – As Secretarias de Educação na construção da Educação em Direitos Humanos, com o projeto “Direitos Humanos é direito de todos”. O prêmio, que está em sua terceira edição, é desenvolvido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Ministério da Educação (MEC), Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O projeto vencedor visa atender as necessidades locais no tocante a promoção efetiva da prática dos direitos humanos em todos os segmentos da sociedade. Professores e técnicos da 6ª gerência em um total de 50 profissionais foram capacitados por meio de parceira com as Faculdades Integradas de Patos (FIP), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Ação Pedagógica, que atualmente encontra-se sob a coordenação da professora Núbia Oliveira Torres. A coordenação geral do projeto na gerência está sob a responsabilidade dos professores: Joabe Tavares, Marta Geruza da Costa Oliveira, Úrsula Brito de Oliveira e Sueleide Castro Fernandes.

Diretor da 6ª Regional de Educação e professores
No último dia 17 de dezembro, a professora Sueleide Castro Fernandes, uma das coordenadoras do projeto, recebeu o prêmio no salão de Atos do Ministério da Educação das mãos do secretário de Educação e Cultura do Estado de Tocantins, Danilo de Melo Souza, que esteve representando o Consed na cerimônia. Estiveram presentes no evento o ministro de Educação, Aloizio Mercadante; a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes; a diretora da Fundação SM, Maria do Pilar Lacerda; a diretora da OEI no Brasil, Ivana de Siqueira; e a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão(Secadi/MEC), Claúdia Dutra.

PNEDH – O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos é considerado um importante mecanismo de fortalecimento de práticas educacionais que promovam a construção de uma cultura universal dos direitos humanos. Ele foi concebido como bienal para permitir a troca de experiências e a reflexão sobre os projetos premiados; uma forma de contribuir para a consolidação de uma sociedade que afirme valores como liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, tolerância e paz.

O prêmio é dividido em quatro categorias:

Categoria I – “ As Secretarias de Educação na construção da Educação em Direitos Humanos”, em que podem se inscrever as Secretarias Estaduais, Municipais e do Distrito Federal de Educação.

Categoria II - “A Educação em Direitos Humanos na Escola”, direcionada a Escolas Públicas e Privadas de Educação Básica.

Categoria III- “A Formação, a Pesquisa e a Extensão em Educação em Direitos Humanos”, para as Instituições de Educação Superior Públicas e Privadas.

Categoria IV - “A Sociedade na Educação em Direitos Humanos”, que busca estimular a participação de organizações não governamentais, movimentos e organizações sociais, sindicatos, igrejas, agremiações, grêmios, associações e demais entidades civis, desde que vinculados aos setores de educação e cultura, e empresas públicas e privadas.

ASCOM/GE/Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog