Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de dezembro de 2012

Cefor-PB certifica 1.500 Agentes Comunitários de Saúde de todo Estado

O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (21),  no Teatro de Arena do Espaço Cultural,  a solenidade de colação de grau dos 1.500 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) concluintes da primeira etapa de Formação Técnica do ACS de 39 municípios, num total de 42 turmas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, capacitações como esta melhoram a assistência de saúde. “Profissionais mais capacitados e qualificados refletem na melhoria do acesso aos serviços de saúde, na qualidade das intervenções, no acompanhamento epidemiológico, em todo estado, e ainda, no planejamento geral das ações de saúde”, ressaltou.

“Com esta certificação, encerramos 2012 qualificando e capacitando quase 2.500 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos cursos técnicos, o que me faz refletir sobre o fato de estarmos criando um verdadeiro ‘exército’ em defesa do SUS”, disse o diretor geral do Cefor-PB, Volmir Brutscher.
[
A solenidade contou com ainda com a presença da consultora do Ministério da Saúde, Evellyn Bezerra, que falou da importância do curso: “Fortalece a Estratégia de Saúde da Família porque se propõe a discutir e problematizar a complexidade do dia a dia deste profissional tão importante para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde”.

Durante a sessão solene, foram realizadas apresentações, em forma de teatro e música, de produções desenvolvidas pelos próprios Agentes Comunitários de Saúde no curso. Todos os trabalhos foram concebidos a partir da realidade que enfrentam diariamente na função que desempenham na comunidade, onde visitam casa a casa.

“O curso aumentou a autoestima dos ACS, tanto como pessoa quanto como profissional e melhorou nosso trabalho nas comunidades, abrindo novas possibilidades de resoluções de problemas onde trabalhamos”, disse o ACS Wellington Pereira de Sousa, do município de Aparecida, no Alto Sertão paraibano.

A 1ª etapa de Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde, que teve carga horária de 400h/a, foi promovida em 39 municípios: João Pessoa, Patos, Cajazeiras, Sousa, Cabedelo, Santa Rita, Sapé, Guarabira, Caldas Brandão, Pilar, Alagoa Nova, Aroeiras, Queimadas, Natuba, Malta, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Nazarezinho, Pombal, Santa Cruz, Vieirópolis, Lagoa, Cajazeirinhas, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Francisco, Lastro, Matinhas, Marizópolis, Aparecida, Solânea, Pilõezinhos, Alagoinha, S. José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Vista Serrana, São José de Espinharas, Poço José de Moura e Carrapateiras.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog