Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Prefeitos de Patos, Quixaba e São José de Espinharas são diplomados

Marcos Eugênio


 
 
 
Uma noite de sexta-feira 7 bastante festiva para prefeitos e vereadores eleitos de Patos, Quixaba e São José de Espinharas. O auditório do Fórum Miguel Sátyro de Patos ficou pequeno para os familiares, amigos e simpatizantes dos eleitos e suplementes que foram diplomados pela Justiça Eleitoral da 28ª Zona Eleitoral. Após o Hino Nacional, o magistrado Ramonilson Pessoa Pinto fez um discurso lembrando e elogiando o comportamento da população, dos partidos políticos nas eleições deste ano.

Mas também enfatizou a responsabilidade que cada eleito tem perante a sociedade, seus deveres e zelo pela coisa pública. Disse que hoje o cidadão está mais vigilante, crítico e com maior poder de cobrança de seus direitos. A imprensa foi bastante elogiada pelo magistrado por sua contribuição para o processo democrático que vivenciamos. Pediu um comportamento ético dos políticos que assumem seus cargos em janeiro próximo, deixando no ar um lembrete para que todos saibam das consequências por atos ilícitos na gestão pública.

A prefeita eleita de Patos, atual deputada estadual, Francisca Motta (PMDB), discursou em nome dos eleitos e por um momento recordou, sob fortes emoções, seu esposo Edvaldo Motta, o incentivo que este lhe deu para seguir na política. Falou dos frutos alcançados, como os cinco mandatos de deputada estadual, atingindo esse momento tão sonhado por ela, de se tornar prefeita de Patos.

O prefeito de Quixaba, Júlio Cézar (PMDB), falou sobre o novo mandato lhe outorgado pelos quixabenses, comentando dos novos desafios que terá pela frente. Se no primeiro mandato de prefeito a meta era resgatar a autoestima da população, provocar o estímulo nos jovens ao estudo, ao homem do campo a ter nova visão, incentivo para a produção agrária, a partir de janeiro o projeto é organizar melhor o município, dar melhor estrutura aos prédios públicos, levar água para o capo para que as famílias não precisem de carro-pipa para se manter em seu habitat, como também não ficar a mercê de favores políticos. 

Um exemplo disso é a conclusão de 16 Km de adutora, atendendo várias comunidades, e a abertura de mais 9 Km a partir do próximo mês, levando água de qualidade para a comunidade Quixaba Velha, onde residem a maioria dos produtos de pimenta, que vão ganhar também uma casa para beneficiamento desse produto que promete ser uma das mais destacadas geradoras de receitas para o homem do campo.

Mesmo com a seca, talvez a maior das últimas quatro décadas, da constante queda do FPM, citou obras como a Creche Modelo, orçada em mais de R$ 600 mil, só com a parte física, deverá ser inaugurada em junho de 2013. A Prefeitura também conseguiu entregar 30 casas pelo Minha Casa, Minha Vida e mantém mais cerca de 40 a 50 em construção. A meta é zerar o déficit habitacional. O governo municipal incentiva pessoas a morarem em Quixaba e faz doação de terrenos. Cezar disse que a administração municipal está bastante confiante com o progresso que o município assistirá com a chegada do asfalto da PB 228, cuja obra foi assinada nesta sexta pelo governador Ricardo Coutinho, inclusive com máquinas já trabalhando. 

Sobre essa obra o prefeito de Quixaba diz que o município possui um plano de incentivo à abertura de empresas na cidade. “Temos água, em breve teremos o asfalto, vamos doar terrenos e outros incentivos para quem quiser montar sua empresa e que possa gerar emprego e renda em nosso município”, comentou Julio Cezar. 

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, fez rápida análise sobre seus dois mandatos consecutivos, dizendo que, a exemplo de Quixaba, a iniciativa de levar a população a ter orgulho de morar em Patos. Lembrou dos investimentos na educação, saúde, recuperação e construção de praças, obras estruturantes que contribuíssem para o alicerce do desenvolvimento local. 

Citou como grandes projetos de seu governo o Canal do Frango, que terá a inauguração de sua primeira etapa, neste sábado, a Alça Sudeste, em construção, projetos como SAMU, CAPS, recursos garantidos e empenhados para o Teatro Municipal, para a construção do Canal da Vitória, dentre outros em andamento. Lamentou não ter conseguido construir o mercado da cidade, mas que espera que sua sucessora, Francisca Motta, possa dar continuidade a uma série de projetos de seu governo que não tiveram tempo suficientes para serem concluídos. “Com Francisca Motta na Prefeitura, com apoio do deputado federal Hugo Motta, o desenvolvimento terá continuidade em Patos”, finalizou Nabor.

Ao final da solenidade Francisca Mota ainda conversou com a imprensa e disse que vai honrar todo o carinho, o apoio que os patoenses lhe ofereceram, elegendo-a prefeita de Patos. “A partir de janeiro teremos muito trabalho e a sociedade vai me ajudar. Conto com a vontade do povo para que possamos juntos fazer um governo do desenvolvimento”, adiantou. 

Francisca Motta deve anunciar parte de sua equipe de governo entre os dias 15 a 20 deste mês.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog