Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Delegada diz que laudo aponta estupro no caso Marcelinho

Foto: Karoline Zilah/G1
Durante a entrevista coletiva a nesta sexta-feira (20) na Central de Polícia em Campina Grande, a delegada Herta de França confirmou o indiciamento do jogador Marcelinho. "O laudo tem elementos suficientes para tipificar o crime de estupro", afirmou. Caso seja condenado, o atleta pode ficar de 6 a 10 anos preso.

Sobre os detalhes do laudo, a delegada disse apenas que o couro cabeludo da vítima apresentava hematomas e que a tese do beijo forçado foi comprovada por conta de cortes no lábio. O inquérito foi concluído nesta semana e será entregue ao Ministério Público.

O advogado de defesa do jogador, Afonso Vilar, disse ao G1 que o inquérito policial ainda vai ser avaliado pelo Ministério Público. "Vou aguardar a decisão do Ministério Público de denunciar ou arquivar o processo, para então apresentar nossa defesa", disse Afonso Vilar.

De acordo com o delegado Fernando Zoccola, a suposta vítima afirmou em depoimento que o crime aconteceu em novembro de 2011 durante uma festa no sítio do jogador em sua cidade natal, Campina Grande, para comemorar a ascenção do time à Série A do Campeonato Brasileiro.

Segundo ela, Marcelinho forçou um beijo e a agrediu, puxando seus cabelos. A mulher apresentava cortes na boca e foi levada para a Unidade de Medicina Legal (UML) para ser submetida a um exame de corpo de delito.

Além de Marcelinho Paraíba, outros três amigos foram detidos durante o tumulto. Eles foram indiciados por resistência à prisão e desacato a policiais militares. Na ocasião o jogador chegou a ser preso no presídio Serrotão e foi liberado após uma determinação da Justiça.

Durante as investigações o irmão da vítima, o delegado Rodrigo Pinheiro, foi afastado de suas atividades na 5ª Delegacia Distrital de Campina Grande depois de ter sido acusado pelo jogador de ter voltado à festa com a Polícia Militar e ter efetuado disparos, após ter tirado a irmã do local.

Em entrevista no dia da prisão do atleta, Rodrigo Pinheiro negou ter atirado e disse que, na verdade, os policiais militares efetuaram alguns disparos para cima porque estavam sendo cercados por pessoas armadas que queriam impedir a prisão de Marcelinho. Já Marcelinho, disse em entrevista coletiva após sua soltura que não estava armado.

Na segunda-feira (23), o jogador do Sport Club Recife vai depor como testemunha no processo que investiga se o delegado Rodrigo Pinheiro atirou durante a festa no sítio do jogador em novembro passado.
G1

PCdoB de Patos se reúne e continua acreditando na indicação de Zeca para vice

Assessoria

O Comitê Municipal do PCdoB de Patos se reuniu na tarde da última quarta-feira para definir algumas metas para 2012.

A sucessão municipal mais uma vez foi ponto de pauta e os militantes entendem que o projeto mais viável para o partido é manter a aliança com o PMDB. “Embora muita gente duvide dessa possibilidade, o PCdoB continua firme no seu propósito de indicar o nome de Zeca para vice de Ivânio ou Francisca Motta”, disse o presidente do partido, José Roberto de Lima.

Ficou acertado que na segunda quinzena de fevereiro o partido vai reunir todos os candidatos a vereador, para começar a traçar metas para 2012, e já surgiu até o indicativo do nome de Wandecy Medeiros para coordenar a campanha de todos os candidatos do partido em Patos. “Wandecy Medeiros já decidiu que não será candidato a vereador e por isso seria um ótimo nome para coordenar a campanha”, disse a filiada Maria do Carmo.

 O PCdoB, que é um dos partidos com mais filiados em Patos, acredita que pode fazer de dois a três vereadores nas eleições desse ano, e um dos nomes que o partido entende que deve se candidatar é o do sindicalista José Gonçalves. “Pelo trabalho de José Gonçalves à frente do sindicato, pela representação que ele tem, seria um prejuízo se ele não se candidatasse”, disse o secretário de formação e organização do partido, Wandecy Medeiros. 

Com forte representatividade nos movimentos sociais em Patos, o PCdoB pretende mobilizar suas bases em torno de um proojeto eleitoral. “Se existe um partido que não brinca de fazer política, que faz política com seriedade, esse partido é o PCdoB, e esse ano temos boas perspectivas de elegermos bons nomes para a Câmara Municipal de Patos e, repito, quem sabe indicar até o vice na chapa majoritária, finalizou o presidente José Roberto.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Diocese se prepara para a chegada da Cruz Peregrina

Foto:jmjcampinas.org.br


De 07 a 08 de fevereiro a Diocese de Patos, acolherá o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Internacional da Juventude (Cruz Peregrina) entregue pelo Papa Beato João Paulo II aos jovens do mundo, como testemunha eloquente de Jesus Cristo e instrumento de evangelização, em preparação a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.
Para apresentar a programação e os objetivos da visita, o Setor de Juventude, através do Padre Evandro Romero e o Administrador Diocesano, Padre José Ronaldo, concederão entrevista coletiva a toda a imprensa de Patos e região.

A referida entrevista acontecerá às 08h da manhã da próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, no Salão Paroquial São Paulo, ao lado da Catedral Nossa Senhora da Guia.

Contando com a colaboração de todos, os organizadores do evento convidam a cada veículo de comunicação da imprensa escrita, falada e televisada para se fazer presente a este momento de grande significado para a Diocese de Patos.



Padre José Ronaldo Marques
Padre Evandro Romero
Pastoral da Comunicação Diocesana


Pastor evangélico é assassinado a tiros na periferia de Patos



O pastor evangélico Luciano Lúcio de Oliveira, de 59 anos, foi assassinado com três tiros, que atingiram o ombro e peito da vítima. O crime aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), próximo ao templo onde trabalhava, localizado no bairro Dona Milindra, periferia da cidade de Patos, Sertão paraibano.

A ex-mulher do pastor, Maria Madalena Novo Monteiro, de 39 anos, com quem teve dois filhos, disse que ele (Luciano Lúcio), lhe fez uma rápida vista e ao deixar a casa dela foi em seu veículo o Meriva de cor prata, placa NQG 4276 de João Pessoa, foi assassinado. “Ele esteve aqui quase na hora do almoço, conversamos rápido e em seguido eu só ouvi os três tiros e mais nada”, afirmou Madalena.

Moradores do local e freqüentadores da Igreja Universal do Reino de Deus Ministério Emmanuel, ficaram surpresos, já que ninguém tinha conhecimento de inimizades do evangélico. O assassinato do pastor Luciano Lúcio de Oliveira está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que tem como titular o delegado Hugo Lucena.

Airton Alves

Secretário de Saúde fala das ações programadas para este 1º trimestre no Sertão paraibano

Waldson de Souza
O secretário estadual de saúde, Waldson de Souza, visitou Patos na manhã desta quarta-feira 18. Ele manteve reunião com diretores hospitalares para tratar da intensificação da implementação de vários serviços que estão chegando à população sertaneja, que historicamente sempre teve mais dificuldade de acesso aos serviços de média e alta complexidade.

Waldson discutir o cronograma de ações para este ano, destacando para o primeiro trimestre a inauguração da reforma e ampliação da Maternidade Peregrino Filho, de Patos, algo que deve ocorrer no próximo mês de março. Ele ressaltou a importância da implantação nesta cidade de um dos melhores serviços de obstetrícia que a Paraíba terá, inclusive obstetrícia de alto risco. 

“Estamos trabalhando muito duro para que esse projeto seja implantado nesses três primeiros meses na Maternidade de Patos, bem como discutindo com diretores hospitalares daqui e região aspectos importantes para a implementação de serviços, trazendo a alta complexidade e melhorias de atenção em saúde”, explicou.

Outro assunto na pauta desta reunião ocorrida na sede da 6ª Gerência Regional de Saúde foi sobre a construção da Unacon – Unidades de Assistência de Alta Complexidade, que será dotada de condições adequadas, técnicas, físicas, de recursos humanos, para fazer o diagnóstico e tratamento dos cânceres mais prevalentes, ou seja, mais frequente. 

Waldson informou que o projeto está passando por adequações, mas que o processo de licitação está sendo concluído, com as obras devendo ser iniciadas também neste primeiro trimestre, podendo ser entregue ainda este ano. “É uma obra que queremos rapidez, mas temos que cumprir todas as etapas administrativas dentro do menor prazo possível.

Para este ano Waldson ainda citou a ampliação da UTI, com mais leitos, a unidade de AVC e de neurocirurgia no Hospital Regional de Patos, serviços de grande importância para evitar que pacientes sejam removidos para outros centros.

Nota: Damião Lucena

Colegas de Imprensa:
 
Comunicamos aos nobres companheiros, que a partir desta data não assinamos mais a Coluna de Patos, no Jornal da Paraíba, que circula nas quartas feiras, em virtude da mesma ter sido terceirizada pelo publicitário Gutemberg Cardoso, a exemplo do que aconteceu em outras regiões (Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Piancó, Monteiro). Em nível local a responsabilidade pelo teor da referida publicação passa a ser da companheira Sandra Sibele.
Continuamos como correspondente diário do Jornal da Paraíba, respondendo pela Sucursal de Patos, e da Rádio Paraíba FM, espaço que colocamos a disposição no âmbito da divulgação dos fatos do Sertão da Paraíba em rede estadual.
Aproveitamos o ensejo para agradecer a repercussão dada pelos meios de comunicação, a Coluna Patos, nos últimos quatro anos.
 
Um forte abraço

Detran distribui boletos para veículos de placas com finais 1 e 2


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começou a emitir os boletos bancários para o recebimento das taxas de serviço cobradas pelo órgão. Nesta primeira fase, foram emitidos 75.732 boletos, sendo 36.101 para veículos com a placa terminada em 1 e o restante (ou 39.631) para os carros com final de placa 2.
 
Os veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm vencimento do IPVA para o pagamento em cota única com desconto de 10% no dia 31 deste mês. A data também é válida para o primeiro pagamento de quem optar pelo parcelamento. Já os proprietários de carros e motos com final de placa de números 3 e 4 deverão pagar o tributo no dia 28 de fevereiro, com a mesma forma de pagamento.

Ainda dentro da política de redução de custos, e após chegar a uma economia de mais de R$ 800 mil em 2011 com a emissão destes boletos, a Divisão de Processamento de Dados do Detran, por determinação da diretoria, está emitindo, em 2012, boletos impressos no próprio órgão, precisando adquirir apenas papel e tinta.

Quem não recebe – Os proprietários de veículos que estiverem com o licenciamento de 2011 (ou de anos anteriores) em atraso não receberão os boletos em casa. Para regularizar as pendências financeiras, essas pessoas devem procurar as unidades administrativas do Detran.
Também não receberão seus boletos na residência os veículos com:
• Restrição de roubos/furtos;
• Restrição judicial (Renajud);
• Restrições administrativas;
• Prontuário emitido para outro Estado;
• Categoria aluguel e oficial;
• Tipo caminhão;
• Placas de duas letras;
• Acordo de parcelamento.

Parceria – Uma parceria entre o Detran, o Banco do Brasil e os Correios ampliou o número de agências credenciadas a receber as taxas de serviços cobradas pelo órgão de trânsito. Desde a semana passada,  as guias para pagamento de taxas de serviço ou multas de trânsito já podem ser recebidas também nas agências dos Correios, pelo serviço Banco Postal.

O recebimento das taxas só não pode ser feito em agências franqueadas. Mas as 201 agências próprias dos Correios, presentes em todo o Estado, estão autorizadas. Em João Pessoa, os Correios têm cinco agências próprias: a Central, que funciona no Paço Municipal, no Centro; Água Fria (na sede dos Correios); Cruz das Armas; Cidade Universitária (na UFPb) e agência Mangabeira (no mercado público do bairro).

As guias do Detran também podem ser pagas na rede Pague Fácil e outros correspondentes bancários do Banco do Brasil e nas próprias agências do Banco do Brasil. Em Campina Grande, as agências dos Correios que poderão receber as taxas do Detran são as da Praça da Bandeira e Cidade Universitária. As agências dos Correios funcionam das 8h às 17h.

Inadimplência – Segundo o Superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a parceria entre o Banco do Brasil e os Correios beneficiará diretamente os usuários do Detran, principalmente no interior do Estado. Ele lembra que o índice que inadimplência gira em torno de 30%, podendo passar de 50% em alguns municípios, e a facilitação da forma de pagamento das taxas é uma maneira de incentivar os usuários a regularizar a situação dos veículos e evitar notificações.

Licenciamento 2012 – Foi divulgado, no início deste mês, o calendário de licenciamento 2012 para os quase 800 mil veículos da frota paraibana. Este ano, os proprietários de veículos nacionais e importados da Paraíba (carros, motos, ônibus e caminhões) terão uma redução média de 5,08% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quando comparado a 2011.

A frota atual do Estado, com base nas estatísticas do Detran, é de 795,7 mil veículos, alta de 13,77% sobre o ano de 2010 (628 mil). As cidades de João Pessoa (323,7 mil) e de Campina Grande (159,1 mil) concentram mais de 60% do total da frota.

Calendário do IPVA da Paraíba – Exercício 2012
FINAL DE PLACA 1ª PARCELA OU COTA ÚNICA COM REDUÇÃO DE 10% 2ª PARCELA 3ª PARCELA OU COTA ÚNICA SEM REDUÇÃO
1 e 2 31 de janeiro 29 de fevereiro 31 de março
3 e 4 28 de fevereiro 31 de março 30 de abril
5 31 de março 30 de abril 31 de maio
6 30 de abril 31 de maio 30 de junho
7 31 de maio 30 de junho 31 de julho
8 30 de junho 31 de julho 31 de agosto
9 31 de julho 31 de agosto 30 de setembro
0 31 de agosto 30 de setembro 31 de outubro

Secom-PB

Arquivo do blog