Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Galo da Madrugada: 25 trios arrastam maior bloco de carnaval do mundo

Marcos Eugênio (texto e fotos)

A chuva acabou sendo um refresco a mais para a satisfação dos foliões apaixonados pelo frevo. O Galo da Madrugada, o ponto mais alto do carnaval de Recife, fez a cidade transbordar de intensa alegria. Vinte e cinco trios elétricos, com grandes nomes da música brasileira, a exemplo da cantora Elba Ramalho, Jorge Vecilo fizeram o percurso de 12 km ao som de muito frevo, maracatu, ciranda, dentro outros ritmos regionais.

Os 33 anos do Galo da Madrugada, com o título “Galo, Frevo e Folia”, homenageou o Rei do Baião. O pbnoticias esteve mais uma vez acompanhada a festa que atrai público, não apenas do Brasil, mas de diversas nações. Rede hoteleira, comércio em geral comemoram mais um sucesso do evento de turismo cultural que abre o Carnaval pernambucano. 

Nessa homenagem a Gonzagão não faltaram sucessos de sua vida cantados pelas ruas e avenidas. Muitos políticos, a exemplo do prefeito João da Costa, do governador Eduardo Campos, artistas de televisão, pousaram para fotos com foliões, uma cena de praxe no desfile do Galo. Outros grande nomes da cultura pernambucana homenageados este ano no carnaval são o artista plástico José Cláudio da Silva (79 anos) e o cantor e compositor Alceu Valença (55 anos).

Fantasias, blocos, orquestras de frevo de um lado para outro para animar os camarotes instalados ao longo do percurso. Esse era o retrato do Galo da Madrugada, que manteve o brilho, apesar dos dois dias seguidos de chuva na capital. Finalzinho da tarde, com a passagem do último trio, os cordões de foliões continuaram, agora no sentido de volta para casa. A Polícia teve que organizar filas nas paradas de ônibus. Todos querendo chegar logo para descansar e retornar neste domingo para mais um dia de festa. 

O Carnaval Multicultural no Marco Zero e Olinda são os locais preferidos para quem busca a diversão de momo na grande Recife. A Prefeitura oferece muitos shows nos pólos culturais, possibilitando aos habitantes vivenciarem a tradição próximo de casa. Neste domingo o pbnoticias vai à Olinda, acompanhar e registrar a festa dos foliões.

Bebida e Direção: Pule Fora Dessa

A Superintendência de trânsito e Transportes Públicos de Patos intensificou na tarde desta sexta-feira, 17, o cronograma de atividades da campanha “Bebida e Direção, Pule Fora Dessa”.

Segundo o superintendente da instituição, Dineudes Possidônio, o esforço deve ser direcionado a cada período do ano. “Nós temos investido em sinalização e, principalmente, em educação no trânsito. Encerramos a campanha de volta às aulas e de imediato estamos realizando a campanha do carnaval, pois queremos todos os foliões brincando com alegria, sem prejuízos para a vida”, disse.

De acordo com o prefeito Nabor Wanderley, o trabalho de conscientização é primordial para a redução dos acidentes. “A grande quantidade de acidentes que tem ocorrido nos fez lutar contra o excesso de bebida alcoólica durante esse período festivo. O trabalho educativo é essencial. Indicamos que, quem for ingerir bebida durante as festas, deixem os veículos em casa ou faça um rodízio com os amigos para evitar que famílias sofram caso ocorra algum acidente”, enfatizou.

A campanha “Bebida e Direção, Pule Fora Dessa” se estenderá durante toda a programação do Carnaval de Patos, com abordagem aos foliões e motoristas, bem como com a aplicação de adesivos em veículos automotores.
 
Coordecom

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Prefeito de Cacimba de Areia pode ser preso caso não pague a professores



 O prefeito de Cacimba de Areia, Betinho Campos, terá que pagar os salários dos professores até o dia 5 de cada mês, conforme decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba a partir deste mês de fevereiro de 2012, sob pena de prisão.

O SINFEMP entrou com Mandado de Segurança com pedido de liminar para que o prefeito do município de Cacimba de Areia procedesse ao pagamento dos professores até o quinto dia útil do mês seguinte ao laborado. Liminarmente o município fora obrigado a proceder com o respectivo pagamento apenas aos professores filiados ao Sindicato sob pena de ter bloqueado o FPM.

Desta decisão o município agravou para o Tribunal de Justiça, onde foi retirada apenas a parte que se refere ao bloqueio do FPM, ou seja, o município continuou sendo obrigado a proceder com o pagamento em dia dos professores filiados ao sindicato.

Agora saiu a decisão de mérito do Mandado de Segurança, confirmando a liminar anteriormente concedida com as modificações produzidas pelo agravo, ou seja, pagamento dos professores filiados ao sindicato até o quinto dia útil do mês seguinte ao laborado, sem o bloqueio do FPM, sob pena do prefeito do município de Cacimba de Areia responder por crime de desobediência.

Para os assessores jurídicos do SINFEMP, os advogados Damião Guimarães e  Alexandre Oliveira, foi mais uma vitória do sindicato e especialmente para a categoria, que tem presenciado no dia-a-dia o dinheiro chegando e os salários sendo atrasados mensalmente.

O presidente do SINFEMP, José Gonçalves, afirmou que, como o prefeito não gosta de pagar aos servidores, a única alternativa é via justiça. “Quando o poder judiciário tem esse entendimento, de obrigar o gestor a cumprir o que determina a lei, é louvável. Porém, infelizmente, ainda há alguns juízes que não têm esse pensamento, e os prefeitos agem da maneira que lhes convier, atrasando salários, perseguindo servidores e assim por diante”, disse o mesmo.

A decisão é válida APENAS para os professores que são filiados ao sindicato, pois a entidade não pode representar aqueles profissionais que ainda não se sindicalizarem.

Professores de Coremas (PB) não iniciam ano leti




Os professores da rede municipal de ensino de Coremas, Paraíba, estão com as atividades escolares paralisadas por tempo indeterminado. A greve é consequência de várias tentativas de negociar o reajuste de 22% sobre os vencimentos da categoria, porém sem nenhuma resposta por parte do gestor municipal e da Secretaria Municipal de Educação de Coremas.
Na manhã desta sexta-feira (16) os professores municipais, junto com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos da Educação do Município de Coremas (SISPEC), realizaram um manifesto pelas principais vias da cidade, acampando, em seguida, em frente à Prefeitura Municipal. Na ocasião foram distribuídos panfletos para a população e, através do serviço de som, expuseram as razões pelas quais os mesmos deliberaram não iniciar o ano letivo.

“O Gestor de Coremas, Edílson Pereira de Oliveira, apesar de ter recebido três ofícios do Sindicato requerendo audiência a fim de tratarem acerca do reajuste salarial dos professores, bem como do cumprimento do mandado judicial favorável ao Sindicato expedido pela juíza da Comarca de Coremas, nunca foi encontrado na Prefeitura. Nem mesmo nos deu qualquer resposta através de representantes sobre o direito que está sendo negado à classe”, ressaltou o Presidente do SISPEC, professor Valdi Machado da Nóbrega.

Dentre os pontos que estão sendo negligenciados pelo prefeito estão o reajuste de 22% sobre o piso salarial do magistério, conforme Lei 11.738/2008; a restituição da gratificação de função da Supervisora do Município; atualização do cálculo do percentual correspondente aos quinquênios adquiridos por lei sobre os atuais vencimentos da classe e fixação de data-base para pagamento dos profissionais da educação, conforme mandado judicial.
“É lamentável o que vem ocorrendo no município de Coremas”, ressaltou o advogado do SISPEC, Admilson Leite de Almeida Júnior. “A população deve se conscientizar da forma como os professores e, em especial toda a Educação em Coremas vem sendo tratados pela atual gestão. É um absurdo chegarmos numa Prefeitura e não ter alguém para protocolar Ofícios ou intermediar uma negociação com o Sindicato”, frisou Admilson Almeida.
No momento do acampamento em frente à Prefeitura, o presidente do SISPEC por várias vezes tentou um contato com representantes do poder público municipal, mas sem sucesso. A justificativa recebida era a de que o prefeito estava numa área sem sinal de celular e, de igual forma, a Secretária da Educação também se encontrava com o seu celular desligado.

Em 2011, o município de Coremas, com base nos 1.393 alunos matriculados em 2010 na sua rede de ensino, recebeu do Fundeb o montante de R$ 2,6 milhões. No presente exercício, Coremas receberá mais de 3 milhões de reais do FUNDEB, com base em 1.495 alunos matriculados em 2011, ou seja, além do reajuste do percentual do valor aluno-ano do FUNDEB (22%),n houve aumento de 102 (cento e duas) matrículas em Coremas, o que é pouquíssimo, tendo-se em conta o potencial do município de Coremas que não recebe a devida correspondência em investimentos por parte da atual gestão.
“Sem escola padrão, sem merenda de qualidade, sem fardamento, sem material escolar suficiente e sem um espaço digno e acolhedor da criança, a tendência é mesmo a criança não se matricular na rede de ensino municipal, o que é natural, pois cada um procura o melhor para si”, ressaltou o Professor Valdi Machado. “Sendo assim”, continuou, “o município de Coremas descumpre também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, cuja responsabilidade pela universalização e manutenção do ensino fundamental é atribuição dos municípios em todo o País”, comentou Vali.

Fonte: SISPEC

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nacional empata em 1x1 com o Galo no JC

Primeiro tempo o Nacional com baixo rendimento, muitos erros de passes e um ataque que não funcionou, terminou a etapa inicial perdendo por 1x0 para o Galo, gol assinalado logo aos três minutos através de Celico.

Logo no início do segundo tempo, aos cinco minutos, Junior Juazeiro marcou de pênalti para o Canário, empatando o jogo, após jogada de Tuta, que foi derrubado na área. Mas o jogo foi morno, sem muita criatividade. O autor do gol nacionalino considerou que a equipe voltou melhor para o segundo tempo que o Treze, mas lamentou o time não conseguiu sair vitorioso, perdendo importantes pontos dentro de casa.

O resultado foi péssimo para o nacional, já que de três jogos em casa só venceu um, empatou outro e perdeu a primeira, de goleada para o Sousa, por 4x0.

Arquivo do blog